As temperaturas baixas previstas para sexta-feira situam-se abaixo do normal para a época do ano, mas não são extremas nem inéditas, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
Corpo do artigo
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou, esta quinta-feira, 10 distritos de Portugal sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, e oito a amarelo devido à persistência de baixas temperaturas.
O aviso laranja significa uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o amarelo refere-se ao "risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".
Fonte do IM disse à agência Lusa que as temperaturas baixas previstas para os próximos dias "são abaixo do normal para a época, mas não são extremas", tendo ocorrido situações semelhantes nos últimos anos.
Para hoje, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do centro e sul até ao início da manhã, e vento fraco a moderado.
Está também prevista a formação de geada nas regiões do Norte e Centro, que poderá ser de geada negra em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, e uma pequena descida da temperatura máxima.
Na sexta-feira, prevê-se uma acentuada descida da temperatura no Continente, com a máxima a oscilar nesse dia entre os dois graus Celsius (Guarda) e os 11ºC (Faro) e a mínima entre os -7ºC (Bragança) e os 2ºC (Faro).
Para sábado, o IM prevê uma temperatura mínima de -8ºC em Bragança, -1º no Porto, -7ºC nas Penhas Douradas, 2ºC em Lisboa, -2ºC em Beja e 3ºC em Faro.
