Os distritos de Braga, Bragança, Leiria, Lisboa, Setúbal e Évora estão sob aviso laranja devido ao calor, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. As temperaturas vão ultrapassar os 40 graus em vários pontos do país.
Corpo do artigo
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro e que pressupõe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, estão os distritos de Braga, Bragança, Leiria, Lisboa, Setúbal e Évora.
Esta quinta-feira de manhã, o IPMA tinha colocado sob aviso laranja os distritos de Braga, Bragança e Leiria.
Os seis distritos vão estar sob aviso laranja, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 09.00 horas desta quinta-feira e as 08.59 horas de sexta-feira, passando depois a aviso amarelo até às 17.59 horas de sábado.
O IPMA colocou ainda todo o país, com exceção do distrito de Faro, da Madeira e dos Açores, sob aviso amarelo entre as 09.00 horas desta quinta-feira e as 17.59 horas de sábado, devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas, que em algumas zonas poderão ultrapassar os 40 graus.
Para esta quinta-feira, no continente, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado nas terras altas, em especial durante a tarde, e subida da temperatura, em especial nas regiões do litoral norte e centro.
Na Madeira e nos Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado.
Quanto às temperaturas, prevê-se uma máxima de 38 graus Celsius para Lisboa e Portalegre, em Évora 41, em Beja 40, em Castelo Branco 39, em Braga e Coimbra 37, no Porto 34, em Faro 31, no Funchal 23, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 24.