Mais de seis milhões de pessoas já usam o cartão de cidadão e o Governo prevê que até ao final de 2013 a totalidade dos portugueses tenham este documento de identificação.
Corpo do artigo
Estes dados foram divulgados no dia em que se assinalam os cinco anos da criação do cartão de cidadão, em 2007, e que revelam que quase metade da população nacional ainda não tem este documento.
Numa nota do gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte, é apontado que 81,76% dos habitantes da ilha do Faial, nos Açores, têm cartão do cidadão, enquanto no distrito de Beja a cobertura não chega a metade do total da população (48,56%), sendo actualmente o distrito com menos cobertura.
"De acordo com o ritmo de emissão actual, prevê-se que a totalidade da população possa ser detentora de cartão no final de 2013, sendo actualmente possível obter o documento em 449 diferentes postos de atendimento em todo o país", lê-se na nota.
Através do cartão do cidadão é possível aceder "aos Portais do Cidadão e da Empresa, em qualquer local e a qualquer momento, a uma série de serviços públicos nas mais diversas áreas".
"Entre os serviços que se podem efetuar sem necessidade de recorrer a um serviço público estão a alteração de morada, o início do processo de casamento, a revalidação e alteração de elementos da carta de condução, entre muitos outros serviços", adianta o gabinete, ressalvando, no entanto, que para isso é necessário ter uma assinatura eletrónica.
Da totalidade de cartões entregues até à data, 34,55% têm assinatura electrónica activada.