<p>Treze distritos do norte e centro do país estão, hoje, sob aviso amarelo devido à neve e persistência de temperaturas baixas, bem como o arquipélago dos Açores por causa da chuva e vento forte.</p>
Corpo do artigo
No continente, a neve vai cair com maior intensidade nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Portalegre. Setúbal, por sua vez, também vai registar temperaturas muito baixas, sobretudo ao nível das mínimas, à semelhança do que sucede com os restantes distritos do norte e centro de Portugal.
A continuação de tempo frio e a neve são os motivos pelos quais o Instituto de Meteorologia (IM) activou o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, que significa situações de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.
O IM prevê, também, períodos de céu muito nublado, apresentando bocas abertas nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, assim como a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, que serão fracos e dispersos no sul, os quais irão aumentar de intensidade e de frequência a partir da tarde, nas regiões a norte do sistema montanhoso.
A queda de neve irá verificar-se acima dos 500/700 metros, mas deverá subir para os 800/1000 metros, ao longo do dia.
Além das condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, o IM prevê ainda vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de noroeste, temporariamente moderado a forte (25 a 45 km/h), com rajadas até 80 km/h, no litoral e nas terras altas das regiões norte e centro, a partir da tarde.
Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental a norte do Cabo Carvoeiro, as ondas serão de noroeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando depois para os três a quatro metros, enquanto que a sul desse mesmo ponto serão de noroeste com dois a três metros, e com a temperatura da água do mar a oscilar entre os 14 e os 16 graus Celsius. Na costa sul, as ondas de sudoeste terão 1,5 a dois metros de altura e a água deverá registar 17ºC.
O arquipélago dos Açores está igualmente sob aviso amarelo, embora devido à chuva e vento forte que irão assolar os três grupos de ilhas, uma situação que levou o IM a activar o aviso até às 5 horas de sexta-feira, no caso do vento forte, e até às 3 horas de sábado, no caso da precipitação.
Para as ilhas açoreanas, o IM prevê céu muito nublado, períodos de chuva, que será por vezes, forte, e vento leste forte a muito forte (50/75 km/h), com rajadas que poderão atingir os 90 km/h. O estado do mar, por sua vez, será alteroso, com ondas entre os cinco e os seis metros.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 10º no Porto, 13º em Lisboa, 15º em Faro, 17º em Ponta Delgada e 20º no Funchal.