
Henriques da Cunha/Global Imagens
Um ferido grave, na sequência de uma queda, e 68 feridos ligeiros foram registados pelos bombeiros até às 19.45 horas deste domingo, no âmbito da peregrinação a Fátima, disse o Comandante Operacional Distrital de Santarém.
Em declarações à Lusa, Joaquim Chambel disse não possuir mais informações sobre o ferido grave, que foi transportado para o hospital pelos bombeiros, a exemplo de outros 15 feridos leves, assistidos em unidades de saúde "fora de Fátima" devido a "situações clínicas diversas".
De acordo com o CODIS de Santarém, até ao momento foram assistidos 595 peregrinos nos postos de socorro instalados na Cova da Iria.
Já a GNR informou que os sete parques de estacionamento de automóveis ligeiros que circundam o Santuário de Fátima estavam lotados às 18:45 de hoje, restando apenas lugares de autocarros em dois parques com lotação a 50 por cento, informou a GNR.
Na informação divulgada no âmbito da operação "Fénix 2013", destinada a garantir a segurança dos peregrinos durante a peregrinação, a GNR adianta que "pessoas com mobilidade reduzida" poderão estacionar as suas viaturas no parque nº 1, situado numa das laterais do recinto do santuário.
" mesma hora, o tráfego rodoviário nas principais vias de acesso a Fátima era classificado de reduzido ou pouco intenso.
Ouvido pela Lusa, o capitão Duarte da Graça, oficial de Relações Públicas do Comando Territorial de Santarém da GNR, afirmou que as operações "estão a decorrer normalmente", não existindo ocorrências "significativas".
Na nota informativa, a GNR considera a peregrinação de 12 e 13 de maio em Fátima "um evento de grande impacto a nível nacional que reúne centenas de milhar de peregrinos" e aconselha os condutores a terem "uma redobrada atenção" e "uma condução defensiva".
A operação "Fénix 2013" foi acionada na sexta-feira e termina na segunda-feira, mobilizando mais de 200 efetivos.
