Quatro universidades portuguesas constam do ranking das 400 melhores instituições de ensino superior do mundo, feito pela publicação "Times Higher Education". As universidades de Aveiro e do Porto estão colocadas entre o 301º e 350º lugar e as de Coimbra e Nova de Lisboa, entre o 351º e 400º. Só na próxima semana é que todos os critérios serão ponderados e as instituições ficarão a saber a sua avaliação exacta na listagem.
Corpo do artigo
"Os rankings não são um objectivo mas uma consequência. O lugar conseguido traduz o mérito pelo cumprimento das nossas funções e também pelas escolhas que temos feito - a oferta pioneira, a aposta na investigação, o foco nas ciências e engenharias a prioridade dada à ligação com a região", reagiu ao JN o reitor da Universidade de Aveiro.
Confrontado sobre a possibilidade de os cortes anunciados para 2012 ameaçarem a permanência das instituições nos rankings internacionais, Manuel Assunção garantiu que "responderão da melhor forma possível" e alertou para os eventuais cortes à Fundação para a Ciência e Tecnologia. "Quando se fala na necessidade de aumentar as exportações" essa mudança "só poderá ser feita com as universidades".
A qualidade do ensino, a reputação internacional, os contratos com a indústria e o índice de investigação, por exemplo ao nível das publicações, são critérios avaliativos da "Times Higer Education". A California Institute of Technology (Caltech) lidera a listagem, seguida de Harvard.