A meio da tarde desta sexta-feira, começou a nevar com intensidade no concelho de Viseu. Os primeiros flocos, embora abundantes, desfaziam-se ao tocar o solo.
Corpo do artigo
Os viseenses prosseguiram, por isso, quase indiferentes, a sua azáfama quotidiana. Contudo, o que começou por ser um prenúncio de nevão foi aumentando, à medida que os ponteiros do relógio avançavam, tudo indicando que a cidade e o concelho acordem esta manhã pintados de branco. O espectáculo da neve não é inédito na cidade. Mas, para lembrar nevões a sério, é preciso recuar mais de uma dezena de anos
No resto do distrito, a neve condicionou o trânsito a norte, em Castro Daire, Lamego e Cinfães. A sul, apenas o frio cortante era assinalado.
Devido à neve que tem caído na Guarda, com pouca intensidade embora de forma permanente desde cerca das 15,30 horas, os telhados e o solo começam a ficar brancos e a protecção civil municipal tomou as primeiras medidas para garantir a circulação automóvel. "Já mandei uma equipa distribuir sal no acesso ao hospital e nas principais avenidas da cidade", adiantou Granja de Sousa, coordenador da protecção civil municipal da Guarda. Num mês, o concelho vai no quarto nevão.