Sociedade

Fogo de Arouca foi dominado

Fogo de Arouca foi dominado

O presidente da Câmara de Arouca disse que o incêndio, que lavrava desde as 10.30 horas de quarta-feira, no concelho "está controlado", mas alertou para os riscos de reacendimento devido aos ventos fortes. "O incêndio está controlado e creio que dentro de pouco tempo estará tudo resolvido. Há boas perspetivas de o fogo ser dominado nas próximas horas", disse José Artur Neves.

O autarca receia, no entanto, que possa ocorrer algum reacendimento durante a madrugada, devido à previsão de vento forte a partir das 3 horas. "Isso preocupa-me e, por isso, vai ficar aqui tudo de prevenção", afirmou.

O incêndio chegou a ameaçar as povoações de Seixido e Póvoa, à hora do almoço, mas, segundo José Artur Neves, existe apenas a informação de um palheiro que foi atingido pelas chamas.

O autarca estimou que o fogo terá destruído, até ao início da noite, mais de 500 hectares de mato e floresta.

De acordo com o portal da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), o incêndio, com duas frentes ativas, está a ser combatido por 208 operacionais e 18 sapadores florestais, apoiados por 58 viaturas.

Os outros dois incêndios destacados na página de internet da ANPC também estão a lavrar no norte do distrito de Aveiro, nomeadamente em Lordelo, Vila Chã, no concelho de Vale de Cambra, onde estão 58 bombeiros e 16 veículos operacionais, e em Ossela, Oliveira de Azeméis, combatido por 80 operacionais e 20 veículos.

Todos estes incêndios deflagraram esta quarta-feira.

PUB

A página da Autoridade nacional da Proteção Civil refere que, desde as 00:00 de hoje, foram registados 175 incêndios.

Na terça-feira, ocorreram 113 incêndios florestais que foram combatidos por 1.764 operacionais e 465 viaturas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG