A Apple apresenta, esta terça-feira, em São Francisco, as duas grandes apostas para o último trimestre do ano: o iPhone 5S, premium, e o iPhone 5C, a primeira versão low cost do aparelho
Corpo do artigo
A Apple vai tentar recuperar a sua posição de líder em inovação no mercado dos smartphones terça-feira, na conferência onde irá apresentar não um mas dois novos iPhones. O sucessor do iPhone 5 vai chamar-se "iPhone 5S", mas haverá um segundo modelo novo, o "iPhone 5C". Trata-se de um uma versão de baixo custo do smartphone, com um preço que rondará os 300 euros. Não se sabe se este modelo chegará a todos os mercados ou será um exclusivo da região asiática, nomeadamente para a China.
À Europa, chegará de certeza o novo iPhone 5S já nas próximas semanas: a data de lançamento comercial deverá ser 20 de setembro. De acordo com os rumores, o 5S terá um sensor de impressões digitais no botão "Home", para aumentar a segurança do dispositivo, um processador mais rápido, câmara melhorada, novo sistema operativo iOS 7 e capacidade aumentada para 128 gigas. É um lançamento vital para a Apple, numa altura em que os investidores estão descrentes quanto à sua capacidade de inovar e a Samsung esmaga a concorrência de trimestre para trimestre. A marca sul-coreana domina o mercado mundial de smartphones com 30,4%, contra 13,3% da Apple.
Mercado chinês
Como um dos problemas da marca da maçã está precisamente na China, um iPhone low cost e um acordo com a maior operadora do país, China Mobile, podem ser o ponto de inversão da tendência do mercado - queda da Apple e domínio total do Android.
O analista Andy Hargreaves, da consultora Pacific Crest, acredita que a empresa terá sucesso com os novos modelos. Numa nota de pesquisa a que o Wall Street Journal teve acesso, escreveu que as novidades deverão permitir à Apple vender um número recorde de 10 milhões de iPhones nos primeiros nove dias de mercado.
Botão principal terá alterações
Em seis anos de iPhone, será a primeira vez que a Apple mexe no botão "home", que será maior e com um círculo prateado. Este botão terá um sensor de impressões digitais, para aumentar a segurança
Hardware com melhorias
Além de um processador mais rápido, como seria de esperar, o iPhone 5S poderá ter uma versão de 128 gigas de armazenamento pela primeira vez. Também sofreu melhorias à qualidade da câmara, que foi criticada no iPhone 5
Sistema operativo redesenhado
O iOS 7 vai ser estreado no iPhone 5S, apesar de já ter sido apresentado e testado a partir de junho. É uma interface completamente renovada.