A Índia lançou, na passada quarta-feira, o 'tablet' mais barato do mundo. Com um preço estimado em 46 dólares, cerca de 37 euros, o aparelho tem como público-alvo as escolas e os estudantes indianos.
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O 'tablet', apresentado como o "mais barato do mundo", foi apelidado de Aakash (ceú) e destina-se a levar a revolução da tecnologia da informação a dezenas de milhões de alunos na Índia.
O grupo britânico DataWind, anunciou que o Governo indiano comprou 100 mil 'tablets' a 2250 rupias cada um, aproximadamente 34 euros. O ministro das Telecomunicações indiano, Kapil Sibal, anunciou que os 'tablets' serão depois vendidos às escolas com um preço subsidiado a 50% pelo Governo.
O Aakash apresenta-se como um 'tablet' de tamanho médio, com um ecrã táctil de 7 polegadas, acesso Wifi, um leitor de ficheiros audio e vídeo, e uma bateria de 180 minutos de autonomia. Funciona, ainda, com o sistema operativo da Google, Android, e tem capacidades de vídeo-conferência, duas entradas USB e uma memória extensível de 32 GB.
"O nosso objectivo era reduzir o preço (...) criámos um produto que irá fornecer acesso à Internet às massas", declarou o director executivo da DataWind, Suneet Singh Tuli.
A estratégia de negócio para o Aakash ainda é incerta, mas a maioria dos dispositivos deve ser distribuída através das universidades e escolas, em vez de vendida nas lojas.
O lançamento faz parte dos esforços do país para levar a um número crescente de estudantes uma melhor educação e as competências tecnológicas necessárias para estimular um crescimento económico mais rápido.
Com uma taxa de alfabetização de 63%, a Índia tem um sistema educativo caótico provocado pela falta de investimentos financeiros e de professores.