Luís Mariz, brasileiro nascido na Póvoa de Varzim, admite tirar bom dinheiro à custa das redes sociais.
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Loiro, olhos azuis, sorriso fácil e apaixonado pelo mundo da Internet. Luís Mariz é o ídolo de milhares de crianças e jovens e reúne, só no TikTok, mais de 6,5 milhões de seguidores. Somando os fãs de todas as redes sociais, o jovem de 21 anos conta perto de 20 milhões. O dobro da população portuguesa. "É muita coisa. Nunca pensei ter tanto alcance e reconhecimento", atira Luís, com o sotaque dividido entre os dois países do coração. Com mãe portuguesa e pai brasileiro, nasceu na Póvoa de Varzim e com 14 anos cruzou o Atlântico para viver com o pai.
A escalada para o sucesso rompeu inocente através do YouTube. "Começou tudo por brincadeira, mas deu mais certo do que eu imaginava", conta ao JN. Com 15 anos, divertia o público com desafios e questões de adolescentes. Aos 17 anos, publicou o primeiro livro "Fala, Galeraaa!", onde abordou as saudades da mãe e a vida em Portugal.
Agora, com 21, a vida do "influencer" é "uma loucura difícil de descrever". O YouTube ficou no passado e é no Instagram e no TikTok (pelo qual é apaixonado) que partilha com os fãs as aventuras e desventuras. "Eles vivem a minha vida e eu vivo para eles também. São telespectadores 24 horas por dia".
A surpreendente quantidade de seguidores obriga a vários compromissos: publicar conteúdos constantemente e, acima de tudo, ser o mais verdadeiro possível. Não abdica da transparência. "Eles sentem-se em casa. Sempre que encontro os meus fãs na rua é como se fôssemos amigos, conversamos de tudo. Eles acompanham a minha vida", explica Luís.
Uma rápida pesquisa pelas redes sociais é suficiente para perceber a influência que tem no público juvenil, com dezenas de páginas de apoio, admiração e carinho. O segredo para o sucesso? "Mostrar que sou humano, que tenho sentimentos e passo pelos mesmos problemas que todos passam".
Apesar de produzir sobretudo conteúdos divertidos, com muita dança e música à mistura, Luís Mariz também utiliza as plataformas digitais para abordar temas como a depressão, o bullying e outras situações negativas que vivencia. O grave e inesperado problema de saúde da mãe, há uns meses, é um exemplo. "Eu tive a necessidade de partilhar com os meus fãs aquele que foi o momento mais doloroso da minha vida. Vi no meu público muita força e apoio. Criaram uma corrente de oração gigante para a minha mãe ficar bem", conta ao JN.
Luís aventurou-se pelo mundo digital sem consciência dos frutos que poderia colher. Hoje, menos imaturo e mais consciente, sabe que tem o "o poder da influência". É solicitado por dezenas de marcas para publicitar, através das redes sociais, artigos e produtos. "Tenho uma boa renda financeira todos os meses por causa do meu trabalho na Internet".
Jovem de Aveiro é caso de sucesso
Os números em Portugal são mais modestos, mas não deixam de ser impressionantes.
Na semana passada, Bruno Almeida atingiu um milhão de seguidores no TikTok e tornou-se o primeiro português a alcançar esta meta. As centenas de vídeos partilhados por @bbabruno (como é conhecido na aplicação) já receberam cerca de 60 milhões de "gostos" e, para o especialista em redes sociais Paulo Rossas, este sucesso tem uma explicação. "É um trabalho feito desde 2016. O Bruno não nasceu agora, leva quatro anos a crescer". O jovem de Aveiro é uma das caras da nova campanha da Yorn, a marca juvenil de telecomunicações da Vodafone.