
Novo Sistema Eletrónico de Segurança pode vir a causar problemas nos aeroportos
Foto: Ronald Wittek/EPA/AFP
É grande risco de de perturbações no tráfego aéreo nos meses de verão devido à implementação do novo sistema de entradas e saídas no Espaço Schengen apelando a mudanças imediatas.
O alerta conjunto partiu do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI Europe), a Airlines for Europe (A4E) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que emitiram um comunicado em que pediram "medidas imediatas" para travar o que adivinham que vem aí de complicado.
Os organismos alertam para a possibilidade de filas que podem vir a atingir quatro horas ou mais, caso não sejam tomadas medidas de forma imediata.
A carta, enviada a Magnus Brunner, Comissário Europeu para os Assuntos Internos e Migração, alerta para tempos de espera excessivos, já observados no estado em que se encontra o novo sistema de entrada e saídas de aeroportos.
O Sistema Eletrónico de Segurança (EES), concebido para substituir os carimbos manuais, regista os dados de contacto e biométricos dos viajantes, bem como as datas de entrada e saída, de forma a monitorizar permanências irregulares e recusas de entrada.
A ACI Europe, a A4E e a IATA destacaram ainda a "falta crónica de pessoal" nos serviços de controlo de fronteiras, bem como "problemas tecnológicos não resolvidos" relacionados com a automatização.
E instaram a Comissão Europeia a confirmar que os estados-membros do Espaço Schengen vão manter a opção de suspender parcial ou totalmente o EES até ao final de outubro de 2026.
A implementação gradual do EES está em curso desde 12 de outubro de 2025 nas fronteiras terrestres e marítimas da UE, bem como nos aeroportos.
No atual cronograma, estão registados 35% dos visitantes de países terceiros, prevendo-se que esta taxa atinja os 100% até 10 de abril, no início da época alta do turismo.
