
Novo sistema de segurança permite imagens mais detalhadas do conteúdo das malas e bagagens
Foto: Direitos reservados
O Aeroporto de Heathrow, em Londres (Grã-Bretanha), eliminou o limite de 100 mililitros (ml) para líquidos na bagagem de mão, após concluir a instalação de novos scanners de segurança.
Os responsáveis pelo aeroporto explicaram que, a partir de agora, os passageiros poderão levar líquidos em recipientes de até dois litros e manter dispositivos eletrónicos, como computadores portáteis ou tablets, dentro da sua bagagem de mão durante os controlos, sem necessidade de utilizar sacos plásticos transparentes.
Heathrow torna-se assim o maior aeroporto do Mundo a implementar totalmente estes scanners de tecnologia computadorizada, que oferecem imagens mais detalhadas do conteúdo das malas e bagagens e permitem agilizar a passagem pelos controlos.
Outros aeroportos britânicos, como Gatwick, Birmingham, Bristol e Edimburgo, já implementaram esta tecnologia e também permitem transportar líquidos de até dois litros, enquanto noutros, como London City, Luton ou Teesside, o limite continua a ser de 100 ml, enquanto se aguarda a autorização regulamentar correspondente.
As restrições sobre líquidos na bagagem de mão foram introduzidas internacionalmente em 2006, depois de a polícia britânica ter intercetado um plano para cometer atentados em voos entre Londres e os Estados Unidos com explosivos líquidos.
Heathrow estima que o novo sistema permitirá reduzir significativamente as esperas e poupar cerca de 16 milhões de sacos de plástico descartáveis por ano, segundo o comunicado.
