
Cada turista que visitou os Açores ficou uma média de três noites no arquipélago
Foto: Maria João Gala
O número de dormidas turísticas nos Açores até novembro do ano que agora terminou ultrapassou o recorde de 2024.
Os dados foram avançados pelo Serviço Regional de Estatística (SREA), que deram conta de um total de 4,4 milhões de dormidas entre janeiro e novembro de 2025, o que representou um crescimento de 4,6% em relação ao mesmo período de 2024.
O número de hóspedes chegou aos 1,3 milhões, mais 3,8%, e a estada média foi de 3,33 noite, mais 0,7%.
Entre janeiro e novembro deste ano, os Açores registaram 4,4 milhões de dormidas em alojamentos turísticos, o que representou um crescimento de 4,6% face ao período homólogo, com o número de hóspedes a somar 1,3 milhões, mais 3,8% do que em igual período de 2024, com uma estada média de 3,33 noites (mais 0,7%).
Em 2024, a região tinha batido pelo terceiro ano consecutivo um recorde, com 4,3 milhões de dormidas. E nos últimos meses de 2025 vinha a registar quebras de procura.
No que diz respeito ao mês concreto de novembro, o SREA indicou que a Alemanha foi o maior mercado emissor de turistas, seguida dos Estados Unidos da América e do Canadá.
No entanto, Hungria, Polónia e Áustria foram os países que mais cresceram no número de pessoas que procuraram o arquipélago.
No que diz respeito às ilhas em si, apenas a Graciosa e Santa Maria verificaram uma subida do número de turistas no penúltimo mês do ano transato.
As maiores quebras, confirmou o SREA, aconteceram nas Flores, no Pico e na Terceira.
