
Voar para as paisagens únicas de Cabo Verde será tarefa delicada até sábado
Foto: Ivete Carneiro
Uma greve de controladores de tráfego aéreo poderá condicionar os voos de e para Cabo Verde entre esta quarta-feira, dia 3, e o próximo sábado dia 6.
O Sindicato dos Transportes, Comunicações e Administração Pública (Sintcap) avisou que podem ser afetadas as ligações previstas para os aeroportos internacionais das ilhas do Sal, São Vicente, Boa Vista e Cidade da Praia.
A paralisação foi marcada para reclamar melhores condições laborais, segundo indicou fonte sindical. Também pretende chamar a atenção para o pagamento de horas extraordinárias, do subsídio de refeição e de outros benefícios, além de ser pedido um reenquadramento profissional, adiantou a mesma fonte.
O Governo de Cabo Verde publicou uma resolução que aprova a requisição civil dos controladores, justificando que a greve "compromete os movimentos nos aeródromos e aeroportos nacionais, colocando em risco a conectividade aérea nacional e internacional, bem como a segurança operacional nos sobrevoos na Região de Informação de Voo (FIR) do Sal".
A mesma resolução alerta que a greve poderá provocar cancelamentos, atrasos significativos e redução da capacidade de gestão do tráfego aéreo.
O documento aponta ainda "impactos financeiros para operadores, custos adicionais para companhias aéreas e prejuízos para o setor turístico, sobretudo em período de elevada procura".
