É um dos mais recentes destinos em destaque no Médio Oriente. A Arábia Saudita quer atrair visitantes internacionais, surpreendendo-os com uma oferta que foge ao convencional.
Corpo do artigo
O grande objetivo é "reforçar o papel do país como centro internacional do desporto e entretenimento". Não foi em vão que, tal como noticiou a Volta ao Mundo no início de setembro, Cristiano Ronaldo se tornou a nova cara de promoção do turismo saudita.
O objetivo é apresentar um "alinhamento de eventos e experiências" que combine espetáculos desportivos ao mais alto nível com apresentações culturais que tanto podem ocorrer numa grande cidade como no meio do deserto.
Nesse sentido, estão previstos para os próximos meses eventos que pretendem consolidar a Arábia Saudita precisamente através destas vertentes. Como por exemplo o Festival de Bem-Estar, que tem início marcado para o próximo dia 24 e termina a 1 de novembro em Alula, cidade histórica na região de Medina que faz parte da chamada Rota do Incenso.
"O programa inclui desde trilhos e outros desafios de endurance a ioga ou a possibilidade de assistir ao nascer do sol", definem os organizadores. O cenário são resorts de luxo em pleno deserto.
Por falar em elementos naturais de rara beleza, as Diriyah Nights prometem iluminar os céus da Arábia Saudita até ao mês de janeiro. Celebram-se em At-Turaif, local Património Mundial da UNESCO, onde a noite é oportunidade para as mais diversas celebrações culturais, além de mercados de artesanato e experiências gastronómicas.
E há, também, mar e luxo na ilha de Shebara, no Mar Vermelho, onde se destacam recifes privados e bungalows de classe, como o Desert Rock, esculpido em formações rochosas.
"A melhor altura para a visitar é de outubro a abril, com clima ameno e excelente visibilidade marítima para mergulho e snorkeling", adiantam os responsáveis.
Da natureza para a cultura, destaque para o Jeddah Season 2025, que inclui concertos e festivais.
A nível desportivo, a cidade de Jeddah vai receber, entre 28 e 30 de novembro, o F1H2O Jeddah Grand Prix, em motonáutica, barcos de luxo que podem atingir velocidades que ultrapassam os 250 km/h.
E, entre outras competições, o torneio de ténis WTA Finals, além do WWE Royal Rumble, em wrestling, no início de 2026.