O pavilhão de Portugal na Expo Osaka 2025, que abriu portas domingo, dia 13, naquela cidade japonesa, é já considerado como uma das grandes atrações do evento.
Corpo do artigo
Situado numa das áreas principais do enorme recinto, apelidada de “Empowering Lives”, a representação nacional encontra-se situada numa localização estratégica, fazendo conexão direta com o “Grand Ring”, o principal ponto de concentração de multidões da exposição.
“Conta, além de exposições, com uma loja centrada nos oceanos e na sua conservação com produtos de design ecológico feitos a partir de materiais naturais de origem portuguesa, um espaço de restauração dedicado à promoção da gastronomia e um multiusos preparado para acolher eventos de diversas tipologias”, explicaram, em comunicado, os responsáveis pela delegação de Portugal em Osaka.
O equipamento foi projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma e “convida os visitantes a mergulhar e a descobrir o oceano, seguindo os conceitos de sustentabilidade e economia circular, em conformidade com as melhores práticas técnicas e ambientais”.
Chama a atenção pela utilização de cordas suspensas e de redes recicladas, pensadas para “criar um efeito perene e exposto aos elementos naturais como o sol e o vento”.
Construída na ilha artificial de Yumeshima, a Expo Osaka 2025 estará ativa até 13 de outubro sob o tema da promoção dos Objetos de Desenvolvimento Sustentável.
Em 155 hectares divididos em três áreas - Saving Lives, Empowering Lives e Connecting Lives –, estão espalhados pavilhões de 160 países.
A organização espera receber 28 milhões de visitantes.