O mundo das redes sociais está cada vez mais pessoal e visual. Agora a tendência é usar o telemóvel para transmitir em direto vídeos do dia-a-dia. E já existem muitas celebridades a fazê-lo.
Corpo do artigo
Partilhar tudo em direto é, cada vez mais, um comportamento em crescimento nas redes sociais, que ganhou um novo impulso com o Periscope, uma aplicação integrada com o Twitter e que permite transmitir em direto vídeo e áudio com o telemóvel, de forma simples e rápida.
Esta "app" foi lançada há umas semanas, mas já antes tinha dado que falar quando foi adquirida pelo Twitter, em janeiro, por uns alegados cerca de 100 milhões de euros. É simples de usar e, para transmitir apenas é preciso descarregar a aplicação, aceder com a conta do Twitter e começar o "broadcast". O resultado não é, normalmente, guardado por mais do que 24 horas, conferindo ainda mais urgência e imediatez a estas emissões.
"Estamos fascinados com a ideia de descobrir o mundo pelos olhos dos outros", garante a equipa, sediada em São Francisco, responsável pelo Periscope. "O que aconteceria se pudéssemos ver o que se passa através dos olhos de um protestante na Ucrânia? Ou ver o nascer do sol num balão de ar quente na Capadócia? Pode parecer de doidos, mas queríamos construir a coisa mais parecida com teletransporte que conseguíssemos", admitem.
Concorrência feroz
Mas o Periscope não é, de todo, a primeira aplicação do género. O LiveStream e o UStream são apenas alguns dos exemplos mais antigos de aplicações móveis que podem ser utilizadas para transmitir vídeo em direto. O serviço Qik, outro dos pioneiros, foi entretanto absorvido pelo Skype.
Mais recentemente, outra "app" similar, o Meerkat, recebeu muita atenção no festival norte-americano South By Southwest, uma das principais montras de cultura e tecnologia do planeta.
Apresentadas e lançadas com meros dias de distância, a luta tem-se centrado agora no Periscope e no Meerkat , que nasceram e crescem agora em paralelo. Quem ganhará a corrida?
O que parece estar a funcionar a favor do Periscope é, para além do apoio e integração do Twitter, as celebridades que já o abraçaram. Em poucas semanas, esta aplicação já é ativamente utilizada por nomes como Tyra Banks, Jamie Oliver, Roger Federer, Edward Norton, Mary J. Blige, Mark Cuban ou Ryan Seacrest.
No entanto, o Meerkat não lhe fica atrás, com adeptos como Madonna, Tony Hawk, Julia Louis-Dreyfus, Kevin Jonas, Hardwell, Ashton Kutcher ou Rio Ferdinand.
Também existe quem não dispense as duas e aproveite a nova moda em dose dupla, com contas em ambos os serviços. São disso exemplo Jimmy Fallon, Jared Leto ou Arnold Schwarzenegger.
Certo é que a moda dos vídeos em direto parece ter renascido e deve vingar, confirmando a nova tendência das redes sociais. Mas quem quiser aproveitar a onda e começar a experimentar, terá mesmo de ter acesso ao sistema operativo iOS, pois ambos os produtos ainda só estão disponíveis para aparelhos da Apple. Por enquanto.