A notícia de que a empresa alemã Lufthansa Technik vai construir uma fábrica para reparação de peças de motores e componentes de aviões em Santa Maria da Feira, mereceu críticas dos socialitas alentejanos, apontando a perda de "uma oportunidade de excelência de reforço da importância estratégica do aeroporto de Beja”.
Corpo do artigo
Em comunicado, o presidente da Federação do Partido Socialista do Baixo Alentejo (FPSBA), recorda que será um investimento de vários milhões de euros, criando cerca de 700 postos de trabalho, que a concretizar-se em Beja tiraria “bom partido de todas as infraestruturas existentes e cada vez mais dedicadas à aeronáutica industrial”.
No anúncio do investimento em Santa Maria da Feira, a Lufthansa Technik referiu que a localização do “foi tomada em cooperação com o Governo”.
No comunicado, a FPSBA acusa a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, tutelada pelo Ministério da Economia, de ter “responsabilidades por não ter estudado a opção de Beja, num investimento que seria estruturante para o território”.
Nélson Brito, deputado do PS eleito pelo distrito, refere que o presidente da Câmara de Beja lhe garantiu que o município “nunca foi contactado do sentido de apresentar as potencialidades deste território”.