Lufthansa cria 700 postos de trabalho com nova fábrica de reparação de peças de aviões na Feira
A Lufthansa Technik anunciou, esta segunda-feira, a construção de uma fábrica de reparação de peças de motores e componentes de aviões de 54 mil metros quadrados em Santa Maria da Feira.
Corpo do artigo
A fábrica, localizada num terreno de 230 mil metros quadrados no parque industrial Lusopark, estará equipada com as tecnologias mais recentes no sector MRO (manutenção, reparação e revisão), deverá estar concluída até ao final de 2027 e vai criar “mais de 700 empregos”, cujas candidaturas vão abrir em 2025, segundo um comunicado enviado às redações.
Os primeiros postos de trabalho para a nova localização serão anunciados online nas próximas semanas e incluem mecânicos, técnicos de eletrónica, engenheiros, gestores de processos e de recursos humanos. A Lufthansa Technik irá também construir um centro de formação em Santa Maria da Feira já no próximo ano para formar os futuros trabalhadores da Lufthansa Technik Portugal, para que a produção possa começar assim que as novas instalações de 54 mil metros quadrados estiverem concluídas.
"O dia de hoje marca o início de um novo capítulo para a Lufthansa Technik: pela primeira vez na história da empresa, estamos a construir e a abrir as nossas próprias instalações em Portugal. Estamos muito satisfeitos por estarmos a ser recebidos de braços abertos aqui em Santa Maria da Feira", afirmou Harald Gloy, diretor de operações da Lufthansa Technik. "A Lufthansa Technik tem objetivos de crescimento ambiciosos e queremos continuar a expandir a nossa posição de liderança como líder de mercado global no setor MRO no futuro".
"Estamos convencidos de que encontrámos o local ideal em Santa Maria da Feira. Algo realmente grande será criado aqui - para a região, para a Lufthansa Technik e para os nossos colaboradores e clientes. Este investimento é também um sinal do empenho do Grupo Lufthansa em Portugal", continuou Harald Gloy.
"Este investimento significativo da Lufthansa Technik em Portugal, que irá criar mais de 700 postos de trabalho, é muito bem-vindo. É mais um passo para a reindustrialização do nosso país e representa a confiança nas nossas infraestruturas e na nossa mão de obra, especialmente nos nossos engenheiros altamente qualificados do setor da aviação. Mostra também que estamos no bom caminho para atrair investimento estrangeiro que ajudará a impulsionar a economia portuguesa", afirmou o ministro da Economia Pedro Reis.
Por sua vez, Ricardo Arroja, presidente e diretor executivo da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), considera que "a capacidade e o conhecimento especializado que a Lufthansa Technik está a trazer para Portugal com as suas novas instalações irão aumentar a competitividade do nosso país no setor aeroespacial na Europa e ajudar a fortalecer este grupo".