Parasitas de excrementos humanos encontrados em balões de lixo da Coreia do Norte
As autoridades sul-coreanas informaram, esta segunda-feira, que foram encontrados parasitas de excrementos humanos em balões de lixo enviados da Coreia do Norte nas últimas semanas.
Corpo do artigo
Uma análise do conteúdo de cerca de 70 balões revelou que continham terra na qual foram detetados "numerosos parasitas, como lombrigas, tricurídeos e vermes", informou o Ministério da Unificação sul-coreano, em comunicado, acrescentando que terão origem em matéria fecal humana usada na terra em vez de fertilizantes químicos.
"Não há risco de contaminação do solo ou de doenças infecciosas" por parte dos balões, uma vez que o volume de terra enviada foi relativamente pequeno, assegurou o ministério.
Pedaços de roupas usadas e em mau estado também foram encontrados nos balões.
Nas últimas semanas, a Coreia do Norte enviou para a Coreia do Sul mais de mil balões com sacos cheios de lixo, como pontas de cigarro, papel higiénico ou excrementos de animais. Pyongyang afirma que é uma resposta aos ativistas sul-coreanos que enviam propaganda contra o regime norte-coreano.
As relações entre as duas Coreias atravessam um dos períodos mais difíceis dos últimos anos. A Coreia do Sul anunciou, em 9 de junho, o recomeço da transmissão de propaganda em altifalantes contra o regime norte-coreano na fronteira entre os dois países, campanha que remonta à Guerra da Coreia (1950-1953). As autoridades militares sul-coreanas também alertaram que o seu vizinho do norte poderá estar a instalar os mesmos dispositivos na fronteira, embora de momento não tenham feito quaisquer transmissões, segundo a agência de notícias Yonhap. A Coreia do Norte também recorreu a esta prática desde a década de 1960.