Diretores pedem melhorias no ensino de português língua não materna. Mais de 161 mil crianças inscritas para o pré-escolar e arranque do básico.
Corpo do artigo
O número de alunos estrangeiros nas escolas públicas continua a aumentar: dos 83.134 matriculados no 1.º ano para o ano letivo 2024/2025, 10.297 têm outras nacionalidades. Há mais 1160 alunos estrangeiros face às inscrições anteriores. Representam cerca de 12,3% dos novos alunos que se inscreveram para começar a escola obrigatória em setembro. Nas matrículas do Pré-Escolar e do 1.º ano do Ensino Básico, que decorreram este mês, inscreveram-se 161.821 crianças, segundo revelou, ao JN, o Ministério da Educação.
O aumento era expectável e é provável que se venha a verificar em todos os ciclos. Porque há alunos brasileiros, ucranianos e de outras nacionalidades e idades a chegar “quase diariamente” às escolas portuguesas, nota Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP). Para o responsável, é sinal de que os pais valorizam a segurança e qualidade do ensino no país.