Empate no Benfica-Sporting deixa as duas equipas com os mesmos pontos, mas a vantagem é leonina.
Corpo do artigo
O Benfica-Sporting podia decidir o título nacional, mas não decidiu. O empate a um golo entre águias e leões, no Estádio da Luz, manteve os rivais lisboetas com os mesmos pontos no topo da tabela e no final foi a equipa de Alvalade a abrir um sorriso, pois a vantagem no confronto direto (ganhou em casa o dérbi da primeira volta, por 1-0) faz com que só dependa de uma vitória na última jornada sobre o V. Guimarães para garantir um bicampeonato que os sportinguistas não festejam há 70 anos.
As contas do título para a derradeira ronda não são difíceis de fazer. Para ter a certeza de que conquista o 21.º título da história do clube, a equipa de Rui Borges precisa de ganhar aos vitorianos, curiosamente orientados pelo próprio técnico de Mirandela até ser chamado a substituir João Pereira em Alvalade em dezembro passado. O empate bastará aos leões se o Benfica não ganhar em Braga. Se perder, o Sporting só será campeão se o Benfica também for derrotado no Minho.
Na perspetiva do clube da Luz, o ambicionado 39.º título só acontecerá se a equipa de Bruno Lage fizer na visita à "pedreira" um resultado melhor do que o do Sporting diante do Vitória: se vencerem o Braga, as águias precisam que os leões não ganhem; se empatarem, precisam que os leões percam.
Voltando ao dérbi, só o Sporting esteve realmente perto de fazer a festa completa, pois esteve em vantagem no marcador durante quase uma hora, o tempo que mediou entre o golo de Trincão, a abrir o marcador logo aos quatro minutos, e o de Akturkoglu, que restabeleceu a igualdade, aos 63. Recorde-se que, para ser campeão nesta jornada, o Benfica tinha de bater o vizinho por mais de um golo, cenário que não chegou a colocar-se, mesmo que a equipa da Luz tenha estado perto fazer o 2-1, sobretudo num remate ao poste de Pavlidis.
Reencontro no Jamor
Ainda sem data e hora para os jogos da última jornada, é certo que pelo menos os que implicam a decisão do título serão realizados no sábado, devido à realização das eleições legislativas no domingo. Sporting e Benfica terão de jogar no mesmo horário, o que neste caso se estenderá ao F. C. Porto, que recebe o Nacional, pois o Braga, que recebe as águias, está a disputar o terceiro lugar com os dragões.
Terminado o campeonato e a festa para quem o ganhar, leões e águias terão uma semana para preparar o último dérbi da época, na final da Taça de Portugal, que as duas equipas disputarão no jamor, a 25 de maio. No início da próxima temporada, em agosto, Sporting e Benfica voltarão a encontrar-se em campo neutro, então para discutir a conquista da Supertaça.