Canelas 2010 e Vianense, a norte, e Amora, a sul, juntam-se ao Pêro Pinheiro na lista de equipas despromovidas ao Campeonato de Portugal. Na luta pela subida, o Lourosa conquistou um importantíssimo triunfo na receção ao Braga B.
Corpo do artigo
A última jornada da fase de manutenção da Liga 3 confirmou as quedas de Canelas 2010, Vianense e Amora ao Campeonato de Portugal, que se juntam ao despromovido de longa data Pêro Pinheiro.
Numa autêntica final para as duas equipas, o Anadia ganhou na casa do Vianense (0-1), graças a um golo de Breno a abrir a segunda parte, e festejou a permanência. Para que esse cenário se confirmasse também contribuiu a derrota do Canelas 2010 frente ao Fafe (0-2), resultado que despromove o clube de Vila Nova de Gaia ao quarto escalão do futebol português.
Nota ainda para a vitória da Sanjoanense na Trofa (1-2), num jogo marcado pelo golo apontado, com um remate do meio-campo, por Marcelo Santos.
Na Série Sul, o Amora saiu goleado de Alcochete, onde perdeu por 5-0 com o Sporting B, e foi ultrapassado na penúltima posição pelo Oliveira do Hospital, que bateu o já despromovido Pêro Pinheiro por 2-0. No restante jogo de hoje, o Caldas ganhou no reduto do 1.º Dezembro (0-1).
Quanto à fase de subida, destaque para a vitória do Lourosa frente ao Braga B, por 3-2, resultado que mantém totalmente em aberto a luta pela promoção à Liga 2 para as duas equipas. Os lusitanistas atingiram o intervalo a vencer por 2-0, viram os arsenalistas anularem a diferença num par de minutos, mas ainda conseguiram resgatar o importante triunfo, com um golo de Marcos Valente, perto do final.
A Académica complicou as contas da subida ao empatar, em casa, com o Atlético (1-1). A esta hora joga-se o Varzim-Felgueiras. A 12.ª jornada da série de promoção fecha amanhã com o duelo entre Covilhã e Alverca.