Foi em 1923 que Walt e Roy, dois irmãos norte-americanos, decidiram oficializar os desenhos que vinham sendo criados numa garagem em Chicago. Às portas de comemorar o centenário, fomos em busca de histórias que falem pela própria Disney.
Corpo do artigo
Estivemos à conversa com Didier Ghez, historiador, com Sara e Luís, responsáveis pelo maior grupo de fãs em Portugal, e com Nuno Dias, o mais recente português a participar num filme da cadeia.
Um inocente e banal convite para jantar parte de Luís para a namorada, Sara. Parece estranho o restaurante estar quase vazio, mas deve fazer parte, afinal, é dia de semana. O jantar decorre como tantos outros ao longo de sete anos de namoro. Até que, com a sobremesa, vem algo mais. As luzes apagam-se. O que será? Ouve-se "Can you feel the love tonight", música do filme original do Rei Leão e que tem a versão portuguesa com o título "Esta noite o amor chegou". E chegou mesmo. Assim que as primeiras notas se fazem ouvir, um holofote incide sobre Sara, que nem uma superestrela a atuar num grande palco. Entretanto, Luís já se ajoelhou. A voz de Elton John continua a fazer-se ouvir. Até que surge a esperada pergunta: "Queres casar comigo?". Poderíamos estar a descrever o argumento de um filme da Disney. Mas ainda que as referências à marca de entretenimento estejam lá (e em muitos mais pontos da vida de Sara e Luís), trata-se da vida real. Este foi um dos momentos "mágicos" do casal que provam que a Disney não é só (nem sobretudo, mas já lá iremos) para crianças.