O concerto dos Guns N"Roses em Coimbra, na sexta-feira, é a primeira paragem na Europa da digressão mundial "Because What You Want & What You Get Are Two Completely Different Thing", que começou na Coreia do Sul, a 1 de maio. Saiba como chegar ao Estádio Cidade de Coimbra, onde estacionar e o que não levar.
Corpo do artigo
Os Guns N"Roses devem subir ao palco às 20.15 horas, com a primeira parte a ser assegurada pelos Rival Sons, a partir das 19 horas, segundo a promotora Everything Is New, que alerta que os horários estão "sujeitos a alterações sem aviso prévio". Está previsto o recinto abrir às 17 horas e as portas do Estádio Cidade de Coimbra meia hora depois. O acesso para pessoas com bilhete de mobilidade condicionada é feito apenas pelas portas 7 e 17.
Bilhetes
Há ainda bilhetes disponíveis para o concerto em várias secções do estádio de Coimbra, com lotação para 48 mil pessoas. Os preços variam entre os 155 euros, para as bancadas nascente e poente inferiores, e os 90 euros, na bancada sul superior. Há também bilhetes por 155 euros, 125 euros e 110 euros. Para o relvado custam 95 euros.
Os bilhetes estão disponíveis nas bilheteiras oficiais do espetáculo ou em qualquer loja ou ponto de venda oficial. A compra será também possível no dia espetáculo, a partir das 10 horas, numa das bilheteiras que estão junto ao estádio, na Rua D. Manuel I e na Rua Eng. Jorge Anjinho.
Objetos proibidos
Para o concerto, está proibida a entrada de correntes metálicas e qualquer objeto pontiagudo, bem como lanternas e lasers, armas de fogo e armas brancas. Não são permitidas malas ou mochilas com medidas superiores a 40cm x 30cm x 15cm.
É igualmente proibida a entrada de caixas e recipientes com comida, cadeiras, material explosivo e pirotécnico, chapéus de chuva, bebidas alcoólicas, seringas e drogas, câmaras profissionais, selfie sticks, garrafas de vidro e metal, latas e copos, assim como mensagens xenófobas ou de apelo à violência.
Não é permitida a entrada de capacetes, bolas (futebol, golfe, ténis, etc), gravadores áudio, altifalantes, instrumentos musicais, bem como qualquer outro objeto que possa ser arremessado. É, no entanto, possível levar comida, desde que não esteja em caixas ou objetos arremessáveis.
Há dois pontos de bengaleiro onde se pode deixar os bens, com o custo de 1 euro por peça, sendo que não é possível deixar mochilas ou malas de grande dimensão.
Restrições ao trânsito
Na sexta-feira, será feito um corte integral da circulação viária a partir das 8 horas e da circulação pedonal a partir das 14 horas até às 2 horas de sábado, 7 de junho, nas seguintes ruas: Rua do Estádio, a Rua D. Manuel I (a partir do cais de cargas e descargas do Alma Shopping), a Rua D. João III e a Rua Jorge Anjinho (entre a Rua D. João III e a Rua João de Deus Ramos).
A circulação vai ainda ser condicionada, entre as 9 horas de sexta-feira e as 2 horas do dia 7, em várias ruas nas imediações do estádio, com exceções para residentes, acessos ao centro comercial, serviços envolventes, estabelecimentos escolares e veículos de emergência.
A partir das 14 horas de dia 6, os operadores de TVDE deixam de poder efetuar serviço no perímetro envolvente ao Estádio Cidade de Coimbra, estando reservada a Rua Almirante Gago Coutinho para a tomada e largada de passageiros e para residentes.
Onde estacionar
A autarquia de Coimbra, que divulgou um plano de mobilidade e condicionamentos, disponibiliza 11 parques de estacionamento gratuito. Estão localizados na Estação de Coimbra B, com dois parques; Casa do Sal; Parque Verde do Mondego; Planalto de Santa Clara; Guarda Inglesa/ Avenida de Conímbriga; Praça das Cortes; Convento São Francisco; Quinta das Lágrimas; Quinta das Flores/ Largo da Feira do Bairro e Vale das Flores.
Os parques de estacionamento podem ser encontrados no WAZE.
Como chegar
É aconselhado o uso de transportes públicos para chegar ao estádio. No dia do concerto é reforçada a oferta das linhas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) que cobrem a zona envolvente ao estádio e foram criados dois circuitos especiais.
A autarquia de Coimbra aprovou um bilhete diário, no valor de 5 euros, válido para os circuitos especiais, mas também para toda a rede de transportes dos SMTUC.
O bilhete pode ser comprado nos postos de venda fixa no Parque da Casa do Sal, Estação de Coimbra- B, Guarda Inglesa, Parque Verde do Mondego e Centro Comercial Fórum Coimbra. Pode ainda ser adquirido nos postos de venda móveis na Estação de Coimbra-B (Rua do Padrão), Planalto de Santa Clara, Convento São Francisco, Portagem (Beira Rio) e no Estádio/Solum, após os concertos.
Quantos aos circuitos especiais, têm passagem pelas principais zonas de estacionamento, incluindo a Estação de Coimbra-B, a paragem da FlixBus e a Central de Camionagem (gare rodoviária).
O circuito 1 faz a ligação entre o Estádio e a Estação Coimbra-B, entre as 11 horas e as 20 horas, para a ida, e as 23.30 e a 1.30 horas, após o concerto. Conta com paragens na Estação de Coimbra-B, Casa do Sal (gare interurbanos), Casa do Sal (Parque ECOVIA Oeste), Avenida Fernão de Magalhães (gare rodoviária), Casa do Sal (Parque ECOVIA Jardim) e Estádio.
O circuito 2 tem paragens no Planalto de Santa Clara (Fórum Coimbra), Guarda Inglesa (SMTUC), Rua Luis Verney, Convento São Francisco, Portagem (Parque Manuel Braga), Ínsua dos Bentos, Parque Verde do Mondego (canal Metrobus) e Estádio (Praça 25 de Abril). O período de circulação previsto é entre as 14 e as 20 horas e das 23.30 à 1.30 horas.
Segundo a autarquia, depois do evento, para além dos circuitos especiais, serão efetuados os reforços que se considerarem adequados, dando prioridade nas ligações à Estação de Coimbra-B, de forma a garantir a resposta adequada aos horários dos comboios especiais disponibilizados pela CP.
Comboios especiais e desconto
Na madrugada de 7 de junho, a CP disponibiliza dois comboios especiais, depois do concerto, um com destino a Lisboa e o outro a Braga, com partida à 1 hora.
Há um desconto de 30% em viagens simples de ida ou ida e volta, entre os dias 5 e 6 de junho, válidas em qualquer comboio Intercidades, Regional ou InterRegional com destino/origem a Coimbra B, e, no regresso, após o concerto, nos comboios especiais ou em qualquer Intercidades, Regional ou InterRegional do dia 7 de junho.
No caso dos comboios urbanos do Porto, há uma promoção de 3 euros, ida e volta, ou 1,50 euros, em viagem simples de ida, por pessoa, entre 5 e 7 de junho, nas linhas de Aveiro, Braga, Guimarães, Marco de Canaveses e Leixões, em complemento a uma viagem de longo curso.
Nos comboios urbanos de Coimbra, a promoção é de 4 euros, ida e volta por pessoa, válida no dia do concerto, para viagens com origem em qualquer estação do percurso Figueira da Foz - Coimbra e destino a Coimbra.
O desconto é efetuado mediante apresentação do bilhete no ato da compra, e, em trânsito no ato da revisão, caso a compra seja efetuada num dos outros canais de venda.