O treinador interino do F. C. Porto., José Tavares, garantiu estar tranquilo com o desafio que lhe foi proposto para suceder a Vítor Bruno, assumiu que o grupo de trabalho tem consciência da realidade e traçou uma meta ambiciosa para a prova europeia.
Corpo do artigo
Com apenas três dias de trabalho à frente dos dragões, o antigo coordenador da formação portista elogiou a atitude da equipa e garantiu que os atletas estão confiantes que é possível regressar às vitórias, após três derrotas consecutivas.
“Vou responder de forma simples. Vamos estar focados em nós, no que conseguimos controlar, no caráter e talento dos nossos jogadores. Sabemos os pontos fortes do Olympiacos, mas há uma coisa que posso garantir: vamos ter F. C. Porto competitivo, forte e capaz de lutar pela vitória. Temos homens de caráter, campeões e que precisam desta confiança que às vezes faltou”, afirmou José Tavares, antes de abordar a forma como encarou o desafio que lhe foi proposto, agora, por André Villas-Boas.
“Regressei ao F. C. Porto por convite do nosso presidente só com um objetivo: servir o clube, como coordenador da formação. Agora, pediram-me para preparar o jogo com o Olympiacos, preparar os jogadores e tirar o melhor deles. No meio disto tudo, o José Tavares tem uma história e sente-se confortável porque conhece muito bem o clube. Há rigor, caráter, ambição enorme, competência que todos precisamos e paixão que nos caracteriza a todos”, acrescentou.
Sobre o estado anímico do plantel, o treinador interino foi claro: “Encontrei um grupo que tem plena consciência da realidade, eles sabem o que está a acontecer e estão prontos a assumir a responsabilidade. Capazes de se unirem e só com um foco: o Olympiacos. Temos de ambicionar ganhar a Liga Europa, como foi definido pelo presidente”, realçou.
“O segredo são sempre os jogadores, o que fazem dentro do campo. O treinador tentou mostrar uma ideia, um caminho. Claro que o lado estratégico é importante, mas cada um deles tem de contribuir ao máximo para a equipa e, assim, abre-se caminho ao talento individual, com jogadores mais competitivos, mais coesos e sempre com olho na baliza adversária. Temos de ser mais do que onze a defender e atacar, sempre com o apoio dos nossos adeptos. É preciso que eles compreendam que vamos ser mais fortes se estivermos unidos”, acrescentou José Tavares, revelando que, após a polémica com Vítor Bruno, Pepê está disponível para ser convocado para o jogo.
Apesar do pouco tempo que teve para preparar o desafio da sétima jornada da Liga Europa, o treinador assumiu que o mais importante foi bem trabalhado.
“O fundamental é perceber que, se um ou outro [jogador] não está no seu melhor, temos de fazer algo mais, algo de diferente. Foi visível que a equipa não estava a funcionar, assumimos responsabilidade por mudar e reagir. Foco total na nossa identidade, percebendo os pontos fortes do adversário, mas que cada um apareça no melhor de si. Em três dias a equipa mostrou sinais de querer muito voltar às vitórias. Assumindo essa responsabilidade, vamos dar o passo em frente”, garantiu.