Gene Hackman excluiu filhos do testamento e deixou fortuna de 73 milhões de euros à falecida mulher
O ator de 95 anos, Gene Hackman, que morreu no mês passado, deixou toda a sua alegada fortuna de 80 milhões de dólares (73 milhões de euros) à mulher, a pianista de 65 anos Betsy Arakawa, que morreu cerca de uma semana antes.
Corpo do artigo
De acordo com a "TMZ", Hackman fez um testamento em 1995 que fez de Arakawa a sua única beneficiária. Os seus três filhos, Christopher, Leslie e Elizabeth, que teve com a primeira mulher, Faye Maltese, com quem esteve casado entre 1956 a 1986, não estarão nomeados no documento.
No passado, Hackman falou sobre a sua relação difícil com os filhos ao longo dos anos, admitindo que não esteve muito presente durante os anos de formação de Chris. Aproximou-se mais dos filhos nos últimos anos.
O filho de Hackman, Christopher, já terá contratado Andrew M. Katzenstein, um proeminente advogado da Califórnia, o que pode indicar que planeia contestar o testamento do pai.
Já Arakawa deixou a maior parte dos seus bens a Hackman. No entanto, o documento inclui também uma cláusula que refere que se o casal morresse com 90 dias de diferença, seria considerada uma morte simultânea e todos os bens dela seriam doados para caridade.
Pedido para bloquear divulgação da autópsia e dos relatórios de investigação
Na sexta-feira, uma representante do espólio de Hackman tentou bloquear a divulgação pública da autópsia e dos relatórios de investigação relacionados com as mortes do ator e da mulher. Julia Peters pediu a um tribunal distrital estadual em Santa Fé que selasse os registos dos casos para proteger o direito da família à privacidade ao abrigo da 14ª Emenda da Constituição dos EUA.
De acordo com o jornal "The Independent", Peters enfatizou a natureza possivelmente chocante das fotografias e dos vídeos das câmaras corporais da polícia na investigação e o potencial da sua disseminação pelos meios de comunicação social.
O pedido, apresentado na terça-feira, também descrevia o estilo de vida discreto do casal em Santa Fé desde a reforma de Hackman. O casal "viveu uma vida privada exemplar durante mais de 30 anos em Santa Fé, no Novo México, e não exibia o seu estilo de vida", pode ler-se na petição.
A lei de registos abertos do Novo México bloqueia o acesso público a imagens sensíveis, incluindo representações de pessoas falecidas, segundo Amanda Lavin, diretora jurídica da organização sem fins lucrativos New Mexico Foundation for Open Government. Algumas informações médicas também não são consideradas registos públicos pela Lei de Inspeção de Registos Públicos do estado.
Ao mesmo tempo, a maior parte das investigações de mortes realizadas pelas autoridades policiais e dos relatórios de autópsia realizados por investigadores médicos são normalmente considerados registos públicos pela lei estadual, com o objetivo de garantir a transparência e a responsabilização do governo.
“Penso que isto infringe a transparência se o tribunal proibir a divulgação de todos os registos da investigação, incluindo as autópsias”, disse Lavin na quinta-feira. “A ideia de que estes registos estejam disponíveis é garantir a responsabilização na forma como estas investigações são feitas. Há também uma preocupação de saúde pública, dado que o hantavírus esteve envolvido”.
Ator morreu uma semana depois da mulher
Gene Hackman e a mulher foram encontrados mortos na sua casa em Santa Fé, no Novo México, no mês passado.
Arakawa morreu primeiro, a 11 de fevereiro, de síndrome pulmonar por hantavírus, uma doença rara transmitida por roedores infetados, de acordo com o Gabinete de Investigação Médica do Novo México. A doença é transmitida de animais para humanos, mas não pode ser transmitida de pessoa para pessoa.
O vírus pode ser transmitido às pessoas através da urina, fezes ou saliva de roedores e apresenta-se como uma doença semelhante à gripe, com sintomas que incluem febre, dores musculares, tosse, por vezes vómitos e diarreia, que podem progredir para falta de ar e insuficiência cardíaca e pulmonar. Segundo a médica legista Heather Jarrell, uma pessoa infetada com hantavírus pode começar a sentir sintomas, incluindo falta de ar entretrês a seis dias. Nas fases finais da infeção, começarão a sentir líquido nos pulmões e, depois disso, geralmente sucumbe à doença "muito rapidamente". A investigação revelou que havia sinais de entrada de roedores no edifício.
Já Hackman tinha uma doença cardíaca e complicações causadas pela doença de Alzheimer e morreu de causas naturais. Foram encontrados sinais de doença cardíaca grave e múltiplos ataques cardíacos. Um exame ao cérebro de Hackman encontrou doença de Alzheimer avançada e hipertensão arterial crónica. Além disso, não tinha comido recentemente, embora não mostrasse sinais de desidratação. O pacemaker de Hackman apresentou atividade pela última vez a 18 de fevereiro, de acordo com a investigação médica, pelo que Hackman "provavelmente morreu a 18 de fevereiro".
Hackman provavelmente não sabia que a mulher tinha morrido por causa da sua doença de Alzheimer, de acordo com o investigador.
Nenhum dos corpos apresentava qualquer sinal de trauma nem qualquer indicação de envenenamento por monóxido de carbono, o que tinha sido uma sugestão inicial. Além disso, não parece ter havido qualquer comunicação de Hackman ou Arakawa depois de 11 de fevereiro, dia em que terá morrido a mulher do ator.
O cão do casal, que também foi encontrado morto na casa, perto de Betsy Arakawa, terá morrido de desidratação e à fome, de acordo com a "Associated Press". Segundo a autópsia do animal, embora a decomposição severa pudesse ter obscurecido as alterações nos órgãos, não havia evidências de doença infecciosa, trauma ou envenenamento que pudessem ter resultado em morte. O relatório referiu que o estômago do cão estava quase vazio, exceto por pequenas quantidades de pelo e bílis.
Os outros dois cães do casal sobreviveram.