Um incêndio de grandes dimensões deflagrou em Lordelo, no concelho de Paredes. Pelas 19 horas, as chamas estavam controladas e a ocorrência entrou em fase de rescaldo.
Corpo do artigo
O alerta para o incêndio foi dado por volta das 14.40 horas e as chamas estão a consumir uma zona de monte, junto ao Estádio do Lordelo, próximo de algumas casas que, ao que o JN apurou, não se encontram em perigo.
As chamas obrigaram ao corte da A42, nos dois sentidos, próximos do nó de Seroa, em Paços de Ferreira. De acordo com informações recolhidas pelo JN, a estrada foi reaberta ao trânsito, de forma condicionada, por volta das 17 horas. O fogo está a ser combatido por cerca de sete dezenas de operacionais, apoiados por 19 meios terrestres e um helicóptero de combate a incêndios.
Segundo Hélder Sousa, que reside ao lado do estádio e onde tem uma fábrica de mobílias, "o incêndio começou no lado norte da auto-estrada", onde existe apenas área verde. "Mas as chamas não demoraram a passar de um lado para o outro da A42 e a aproximarem-se das casas", continuou o morador.
Neste momento, e segundo o residente, "o cenário está mais calmo e parece mais controlado". Segundo apurou o JN, não houve habitações evacuadas.
No local, estão as corporações dos bombeiros de Lordelo, Paredes, Coimbrões, Matosinhos Leça, Leça do Balio, Moreira da Maia, enquanto quase um milhar de populares acompanha a atuação dos operacionais.
Pelas 19 horas, as chamas já estavam controladas e o incêndio entrou em fase de rescaldo, adiantou fonte dos Bombeiros Voluntários de Lordelo.