O Vaticano vai instalar uma câmara no túmulo de São Pedro para transmitir em direto o Jubileu, em 2025.
Corpo do artigo
O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica, celebrada num Ano Santo, que ocorre de 25 em 25 anos. De acordo com o "The Guardian", o Vaticano está a usar a tecnologia para se conseguir ligar aos fiéis que moram em locais mais longínquos.
A câmara foi instalada no túmulo da Basílica de São Pedro e deverá ser inaugurada pelo Papa Francisco, em direto, na próxima segunda-feira.
Será também colocada uma câmara na porta de bronze da basílica, que Francisco abrirá a 24 de dezembro para marcar oficialmente o início do Jubileu. A transmissão irá permitir um acesso "simbólico" aos católicos que não puderem estar presentes no momento em que se abre a porta, fechada com tijolos entre os anos jubilares.
Este ritual, segundo as crenças católicas, permite uma indulgência plenária, que purifica a alma do pecado.
O Vaticano também utilizou inteligência artificial para criar uma réplica em 3D da Basílica de São Pedro, que permite explorar os recantos do edifício virtualmente. Está ainda previsto o lançamento de uma aplicação para guiar os peregrinos em Roma.
“A tecnologia faz parte da estratégia de todos e o Vaticano não quer perder essa oportunidade”, contou Paddy Agnew, jornalista do Vaticano. “É simplesmente um meio para atingir um resultado e o resultado é espalhar as boas notícias".
O evento, segundo o jornal britânico, deverá trazer a Roma 33 milhões de peregrinos.