O deputado do PND na Assembleia Legislativa da Madeira, Hélder Spínola, foi, esta quinta-feira, retirado à força da bancada do Governo Regional, debaixo dos protestos dos partidos da oposição.
Corpo do artigo
O presidente da Assembleia Legislativa interrompeu o debate sobre o Orçamento e Plano da Região Autónoma da Madeira para 2014 quando o deputado do Partido da Nova Democracia (PND) ocupou o lugar o chefe do Governo Regional, protestando pelo facto de todo o executivo ter abandonado a sala.
Veja aqui as imagens da expulsão de Hélder Spínola.
Hélder Spínola, acenou com um lenço branco enquanto Alberto João Jardim e todos os secretários regionais saíam da sala, exigindo ao presidente da mesa da Assembleia que "obrigasse" o executivo a regressar à sala.
"O senhor deputado ficará mudo e quedo durante três minutos, porque o presidente da mesa não tem poder para disciplinar os membros do Governo", argumentou o presidente da Assembleia Legislativa, Miguel Mendonça, interrompendo os trabalhos pela primeira vez.
Helder Spínola permaneceu sentado na cadeira de Jardim e recusou acatar a ordem do presidente da Assembleia para abandonar o lugar.
"Peça ao Governo que regresse ao seu lugar que eu regresso ao meu, nem que seja um só membro", disse o deputado do PND, tendo Miguel Mendonça ameaçado: "Não me faça fazer retirá-lo à força".
O presidente do parlamento madeirense acabou por dar ordem aos funcionários da Assembleia para retirarem o deputado, perante os protestos de todos os partidos da oposição, que optaram por também abandonar a sala.
Os trabalhos recomeçaram, mais tarde, com o deputado do PND a usar da palavra.