Centenas de milhares de jovens dos cinco continentes reuniram-se na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para assistir a cerimónia de acolhimento da 28.ª Jornada Mundial da Juventude, saudando efusivamente o Papa Francisco.
Corpo do artigo
Num ambiente festivo e desafiando o mau tempo, pois a chuva não deu tréguas nos últimos dias, os jovens acolheram o papa como uma estrela pop, entre cânticos, saudações e com milhares de bandeiras de vários países.
"Esta é a juventude do papa", foi um dos lemas mais cantado pelos jovens.
Francisco chegou ao encontro com os jovens no papamóvel, percorrendo a avenida principal de Copacabana, com cerca de quatro quilómetros, até ao palco em que foi realizada a cerimónia, ao lado da praia.
Milhares de peregrinos acompanharam o trajeto, criando uma imagem de procissão. O papa, sorridente e bem disposto, beijou crianças e saudou os jovens peregrinos.
Francisco recordou também a jovem Sophie Moriniere, que faleceu num acidente de viação na Guiana Francesa, quando se dirigia com outros jovens para a JMJ, e pediu um minuto de silêncio em sua memória da jovem e solidariedade para com os feridos.
O papa, bem humorado, disse que mesmo não gostando da chuva e do frio, os cariocas estavam presentes no evento, demonstrando grande fé: "Eu vejo em vocês a beleza do rosto de Cristo e o meu coração enche-se de alegria".
"Recordo a primeira Jornada Mundial da Juventude a nível internacional, que se celebrou em 1987, na minha cidade, Buenos Aires. Guardo vivas na lembrança, estas palavras de João Paulo II: Tenho tanta esperança em vocês! Espero sobretudo que renovem a vossa fidelidade a Jesus Cristo e à sua cruz redentora", indicou.
Francisco assinalou que a JMJ voltou pela segunda vez à América Latina, convocada por Bento XVI, saudando o papa emérito em meio a um forte aplauso e gritos de "Bento, Bento".
O líder católico contou que, antes de partir para o Rio, pediu a Bento XVI que o acompanhasse em oração. O papa emérito garantiu que seguiria a JMJ pela televisão.
O papa sublinhou o grande número de jovens no evento de Copacabana.
"Vocês são tantos. Vindos de todos os continentes, distantes, às vezes, não só geograficamente, mas também do ponto de vista existencial, cultural, social e humano. Estamos aqui juntos, para compartilhar a fé e a alegria no encontro com Cristo, para sermos seus discípulos", afirmou.
O papa saudou a todos os presentes e os que acompanham as Jornadas, por todos os meios de comunicação: "Bem-vindos a esta grande festa da fé".
Duzentos e cinquenta jovens fizeram uma apresentação de dança para o papa Francisco, acompanhada de várias músicas brasileiras conhecidas internacionalmente.
Vários jovens desfilaram com as bandeiras dos países que estão representados na JMJ e o papa conversou com os representantes dos cinco continentes.
Uma brasileira, representando o continente americano, entregou ao papa um rebento da árvore pau-brasil, que deu nome ao país.
O padre Fábio de Melo e a cantora Fafá de Belém cantaram durante a cerimónia.
O papa Francisco, que realiza sua primeira viagem internacional desde que se tornou papa, está no Brasil para a 28.ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, que decorre até ao domingo.