Nacional

Alunos mais velhos são tutores dos mais novos

Escola Secundária de Paredes é a melhor pública do concelho no ranking dos exames. Artur Machado/Global Imagens

A Escola Secundária de Paredes ocupa a 91.ª posição do ranking nacional, com uma média de 13,1 no ranking JN e 603 exames realizados. Este resultado coloca-a entre as 30 escolas públicas com melhores resultados, sendo a mais bem classificada do concelho.

Acima fica apenas uma privada, o Colégio Casa Mãe, no lugar 51, com 13,85 de média.

Mário Cruz, o professor mais antigo da Secundária de Paredes e provedor do aluno, salienta que estes resultados têm sido "consistentes", apesar do elevado número de alunos de diferentes contextos socioeconómicos, já que não se "escolhe" e se trabalha para o sucesso de todos.

Nesta escola há "bons alunos", aulas de apoio nas disciplinas de exame, ajuda permanente aos estudantes, sendo ainda de destacar a estabilidade do corpo docente, que é "experiente e unido".

Também há entreajuda. Mário dá como exemplo o facto de, no ano passado, alunos do 12.º serem tutores dos do Ensino Básico em algumas disciplinas.

A escola seguinte no ranking concelhio é a Secundária Daniel Faria, Baltar, na posição 308 (11,82 de média). Seguem-se a Escola Básica e Secundária de Lordelo (11,19), no lugar 442, a Básica e Secundária de Sobreira (10,80), no lugar 509 do ranking, e a Básica e Secundária de Vilela (10,29), na posição 565.

Fernanda Pinto