Colégio Efanor, em Matosinhos, conquistou o primeiro lugar no ranking dos exames. Estreou-se com um quinto lugar, em 2019; passou para terceiro no ano seguinte; e à terceira chega ao topo, com mais quatro décimas que o segundo classificado.
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Ter o nome plasmado no primeiro lugar do ranking nacional estava entre as metas do Colégio Efanor, que se bate pela excelência desde a fundação, em 2008. Em 2017, com a abertura do Ensino Secundário, redobrou-se a aposta e, no segundo ano de realização de exames nacionais, a escola privada de Matosinhos voltou a ter um desempenho "excelente".
"Um dos objetivos do Colégio Efanor e uma das ambições do fundador, o engenheiro Belmiro Azevedo, era ser um referencial de excelência no sistema educativo português, e isso envolve os resultados académicos", assinala o diretor da escola, João Trigo, que refere que "a grande fórmula é a cultura de muito trabalho", aliada a várias estratégias implementadas para "obter o melhor resultado possível em tudo".
Desdobrar as turmas
"Nas disciplinas de exame nacional, dedicamos mais tempo letivo do que aquele que o sistema educativo prevê e desdobramos as turmas, para haver um trabalho mais individualizado com os alunos. E também fazemos os testes em formato de exame", enumera João Trigo, sublinhando que "a cultura de excelência do Colégio passa sempre por fazer melhor e ir mais além".
"Mais ambicioso" do que os resultados académicos, "o projeto educativo visa a formação em termos globais da pessoa" e, por isso, engloba o desenvolvimento de "competências mais alargadas", adianta o docente. "Empreendedorismo, criatividade, liderança e trabalho em equipa são ferramentas que procuramos trazer para o dia a dia da escola", exemplifica.
"A fasquia está alta, do ponto de vista do nosso projeto educativo e de quem nos procura. E temos um contexto que, à partida, é favorável, porque os alunos já chegam aqui automotivados e com o apoio familiar, e isso é determinante", admite João Trigo.
Professores ambiciosos
"Mas os professores também são ambiciosos: a nossa equipa docente é bastante experiente, e foi escolhida para termos estes resultados e sermos uma escola de referência", revela o diretor do Colégio, que reconhece que "o mérito é dos alunos, dos professores e das famílias". Outro motivo de orgulho do docente: "Temos uma elevada taxa de colocação na opção número um dos alunos", ao nível do ingresso no Ensino Superior.
Nas disciplinas, o Colégio Efanor destacou-se sobretudo na área das ciências: ainda que tenha descido no exame de Matemática, passando da primeira para a segunda posição no ranking da disciplina, manteve uma boa média, atingindo os 16,93 valores. Também a nível nacional, foi a escola mais bem classificada a Biologia e Geologia, em que obteve a nota de 16,37.
Números
16,60 foi a nota média dos 104 exames incluídos no ranking JN e relativos ao ano letivo passado, no Colégio Efanor, em Matosinhos.
16,93 foi a média conseguida no exame de Matemática, o que garantiu aos alunos da Efanor o segundo lugar a nível nacional na disciplina.
16,37 foi a média conseguida no exame de Biologia e Geologia, disciplina fundamental para quem quer ter acesso às licenciaturas em Medicina. A Efanor foi a primeira do ranking nacional nesta disciplina.