Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar implementou medida "inédita a nível nacional" que, combinada com maior oferta formativa, ajudou na melhoria das taxas de sucesso escolar.
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De cada vez que um aluno não entra, logo pela manhã, nas escolas do Agrupamento de Vila Pouca de Aguiar é acionada, imediatamente, a "Falta na Hora". O diretor, José Teixeira, descreve-a como uma medida "inédita a nível nacional" e desencadeia uma série de contactos para localizar a criança ou o jovem, saber porque faltou e comunicar a situação aos encarregados de educação.
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"A comunicação da falta na hora foi crucial para acabar com o absentismo e o abandono escolares no nosso agrupamento", assegura José Teixeira. É apenas uma entre muitas medidas que têm contribuído para um percurso de sucesso, nomeadamente a conclusão do Secundário no tempo esperado por alunos com Ação Social Escolar (ASE).
Os dados mais recentes são do ano letivo 2019/2020 e revelam que em Vila Pouca de Aguiar foi conseguida a taxa mais elevada: 94% (76% em 2017/2018 e 72% em 2018/ 2019). Neste concelho, a chamada taxa de equidade entre alunos com ASE é 24% superior quando comparado com a média nacional apurada entre concelhos com contextos similares, no início do 10.º ano.
Confiança e empatia
Para este sucesso também tem contribuído, de acordo com José Teixeira, uma "relação de confiança e empatia" e um "acompanhamento direto a quem tem dificuldades", seja na escola ou em casa, bem como diversos apoios específicos.
Mas a diversificação da oferta formativa para "corresponder aos interesses dos alunos e desenvolvimento do concelho", tem tido um peso importante. O diretor dá o exemplo do Curso de Cozinha/Pastelaria, criado em 2016 e concluído por 18 dos 21 alunos que o iniciaram (20 de 22 entre 2019 e 2022). "São taxas de sucesso de quase de 100%, muito superiores à média nacional", frisa.
A criação da Cozinha Pedagógica é um exemplo do importante papel que a Câmara Municipal de Vila Pouca tem tido na política educativa do concelho e muito antes de assumir as competências do Governo. "É uma autarquia verdadeiramente educadora, porque disponibiliza equipamentos e pessoal em prol da Educação", conclui José Teixeira.