É a melhor escola da Póvoa de Varzim e a segunda melhor pública do distrito, logo a seguir ao Conservatório de Música do Porto. Este ano, a Escola Secundária Eça de Queirós repetiu ainda o feito de 2021: foi a melhor pública no exame de Historia.
Corpo do artigo
14998837
Ali, se fizeram 791 exames com uma média de 13,52 valores. "Apesar das vicissitudes da pandemia, nunca nos esquecemos que o acesso ao Ensino Superior é o objetivo de muitos dos nossos alunos e sentimos a obrigação de os preparar bem para os exames", afirma o diretor, Eduardo Lemos, satisfeito por ver a "Eça" há vários anos no "top 10" das escolas públicas.
Ali, o ranking é sempre motivo de reflexão, a par com as notas internas e as taxas de retenção. O objetivo é sempre "estar acima das médias nacionais". O segredo? "Professores sempre disponíveis, aulas de apoio para todos - mesmo os muito bons querem ser ainda melhores -, testes com formato de exame, alunos motivados, famílias a apoiar", explica Eduardo Lemos, há 26 anos ao leme do velhinho liceu.
"A História, os professores têm feito um trabalho colaborativo muito intenso", sublinha, apontando a razão para o sucesso "extra" na disciplina. O Colégio de Amorim foi a segunda melhor escola do concelho, em 98.º lugar.
A Escola Secundária Rocha Peixoto ficou em 186.º e, pela primeira vez, foi ultrapassada por uma das escolas do concelho vizinho de Vila do Conde: a "José Régio" (162.º).