O campeão olímpico Iúri Leitão abandonou, nesta sexta-feira, a 86.ª Volta a Portugal em Bicicleta, durante a oitava etapa da prova, que liga Ferreira do Zêzere a Santarém. O corredor da Caja Rural-Seguros RGA era o atual líder da classificação dos pontos.
A desistência do ciclista vianense de 27 anos na antepenúltima etapa da Volta a Portugal surgiu já na segunda metade da tirada de 178,2 quilómetros, que decorre debaixo de um calor abrasador, fator que tem sido regular desde o início da corrida. Iúri Leitão envergava a camisola dos pontos, com 70, à frente de Brady Gilmore (Israel Premier Tech Academy) e de Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista).
Fortemente acarinhado pelo público desde o início da Volta a Portugal, o campeão olímpico foi uma das vozes críticas quanto ao traçado definido pela organização, devido à presença exagerada de montanha. Além de Iúri Leitão, também António Carvalho, corredor da Feirense-Beeceler, despediu-se do pelotão nesta sexta-feira, devido a problemas num joelho. O ciclista natural de São Paio de Oleiros foi terceiro classificado da prova em 2022 e 2023, além de ter sido rei da montanha em 2014 e de ter conquistado três etapas, duas delas na Senhora da Graça.
O chefe de fila da equipa de Joaquim Andrade ocupava o 34.º lugar da classificação geral individual, a 33.28 minutos do atual líder da camisola amarela, Artem Nych (Anicolor-Tien 21).