Criada e gerida em dinâmica familiar, a Casa Relvas volta a abrir portas da Herdade de São Miguel, em São Miguel de Machede, para a vindima deste ano, num programa que vai da recolha da uva à tradicional pisa a pé e ao brinde no copo.
A ligação desta família ao trabalho agrícola é antiga e já atravessa cinco gerações consecutivas. Não é de estranhar que os irmãos Alexandre e António Relvas tenham herdade do pai, Alexandre, o interesse e a paixão pelo mundo vínico, ele que há cerca de vinte anos plantou aqui a sua primeira vinha, a génese do que viria a ser hoje a Casa Relvas.
Duas décadas depois, a produtora de vinhos e azeites espalha-se em três propriedades alentejanas - a Herdade da Pimenta e a Herdade de São Miguel, em São Miguel de Machede, Évora; e a Herdade dos Pisões, na Vidigueira -, totalizando 750 hectares de floresta, com pinheiros e sobreiros a perder de vista, 250 de olival e 250 de vinha, onde se cultivam cerca de vinte castas, com primazia sobre práticas vitivinícolas sustentáveis e estando a Casa Relvas a colocar em ação um plano de proteção da própria biodiversidade dos seus terrenos.
Por esta altura, como já vem sendo hábito, a Casa Relvas abre as portas e convida a qualquer um a participar na vindima. A experiência de cinco horas acontece entre 25 de agosto e 20 de setembro na Herdade de São Miguel, em plena planície alentejana. Depois de oferecido o kit vindimas, com t-shirt e chapéu, a visita arranca com passeio pelas vinhas, com identificação de castas e análise de bagos, aprofundando conhecimento sobre o terroir da região. Prossegue a vindima manual e a pisa da uva a pé. O programa termina com prova de mostos, vinhos e azeites da casa, além de um almoço tradicional alentejano, harmonizado, claro está, com as safras da Casa Relvas.
A ideia é "abrir as portas da nossa casa e convidarmos todos a fazer parte da família por um dia", explica Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas. E acrescenta: "Entre conversas, risos e mãos na uva, mostramos como é o nosso trabalho na vinha e na adega, e celebramos juntos esta tradição que tanto nos apaixona. No fim, o que fica são memórias felizes e o sabor autêntico do Alentejo".
Esta casa familiar, que no mercado tem um leque variado de gamas - Casa Relvas, Herdade da Pimenta, Herdade de São Miguel, Segredos de São Miguel, Monte dos Amigos, Art.Terra, Atlântico, Ciconia, São Miguel do Sul, Montinho São Miguel, por exemplo -, tem vindo a crescer nos últimos tempos, e em vertentes diversas. A recente e crescente aposta no azeite e em atividades de olivoturismo, também a reboque da construção de um próprio lagar, e novas salas de provas de enoturismo são alguns desses exemplos.
Casa Relvas
Herdade de São Miguel, São Miguel de Machede, Évora
Tel.: 266988034
Web: casarelvas.pt
Preço: experiência de vindimas a 65 euros, ou 95 euros, com almoço. Reservas com 48 horas de antecedência para o telefone acima ou enoturismo@casarelvas.pt.