Uma feira de vinhos, recriações pombalinas e concertos para todos os gostos marcam a 23.ª edição da Vindouro - Wine & History - Festa Pombalina, que decorre de 4 a 7 de setembro na vila de São João da Pesqueira, no coração do Douro. A entrada é gratuita.
Esta quinta-feira, 4 de setembro, São João da Pesqueira dá arranque a quatro dias de festa em honra do Douro e do vinho do Porto, celebrando o episódio em que Sebastião José de Carvalho e Melo (Marquês de Pombal) fundou a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro e deu origem à mais antiga região de vinhos demarcada e regulamentada do mundo.
"A Vindouro é a festa de vinho mais antiga do Douro e não é por acaso que decorre em São João da Pesqueira, porque somos o maior produtor da região demarcada", realça o presidente Manuel Cordeiro à Evasões. A expetativa é que participem este ano cerca de uma centena de produtores de Vinho do Porto e DOC Douro, reunidos numa tenda cuja entrada é paga, dando direito a um copo de prova.
Além das dezenas de produtores de Vinho do Porto e DOC Douro na tenda da feira de vinhos - instalada na Praça do Marquês e que abre ao público às 17h30 no dia 5 - haverá conversas sobre vinho conduzidas por Manuel Moreira, da Revista de Vinhos. Dia 5, às 19h30, um painel sobre o tema "Vinho do Douro à mesa: da tasca ao Fine Dining". Dia 6, às 15h, sobre o tema "Vintage e Tawny: duas expressões, um mesmo prazer inigualável"; às 17h, sobre o tema Barris, ânforas... onde a tradição encontra a inovação, e às 19h subordinado a "Rosé, revolução com cor e carácter". No último dia, as conversas sobre vinho versarão sobre "Vinhos brancos do Douro, elegância e autenticidade para momentos especiais", às 17h, e sobre "Vinhos que contam histórias: o copo como narrador", às 19h.
A restauração é outra das apostas, com a presença de sete restaurantes no exterior do Salão de Vinhos, e um no interior. No salão, aliás, decorrerão também sessões de cozinha ao vivo, com os chefs de cozinha Fernando Gomes, do restaurante Cais da Ferradosa, dia 6 (sábado), às 17h; chef Dina Tomé, do Esprodouro, às 19h; e Maria da Graça Gomes, da Toca da Raposa, dia 7 (domingo) às 16h.
O habitual ponto alto da Vindouro - Wine and History tem direito, como habitualmente, a duas sessões, ambas junto do Mercado Pombalino: a primeira, no sábado, a partir das 17h, nos Paços do Município - Palácio do Cabo, e a segunda no domingo à mesma hora. É esperada a participação de dezenas de figurantes no cortejo, que recria o momento em que Marquês de Pombal anunciou a criação da região demarcada do Douro, na vila de São João da Pesqueira. Já o mercado pombalino, com demonstrações de ofícios e trajes da época, artesanato e produtos locais, funcionará diariamente até às 22h. Já na sexta, sábado e domingo haverá também, às 21h30, espetáculos de fogo e malabares em frente ao Palácio do Cabo.
A Vindouro - Wine & History contempla ainda uma feira de atividades económicas, o VI Concurso de Vinhos "Douro em Prova", cuja entrega de prémios decorrerá no Salão de Vinhos às 17h no domingo; e concertos ao ar livre no Palco Vindouro, de acesso livre. O cartaz inclui Karetus (dia 4 às 01h), Os Quatro e Meia (dia 5 às 22h30), Sara Correia (dia 6 às 22h) e Calema (dia 7 às 22h). Ao final de cada noite, a animação fica por conta de DJs.
Na noite de sábado, 6 de setembro, a partir das 18h30, o Palácio de Cidrô, pertencente à Real Companhia Velha, volta a receber o Jantar Pombalino da Vindouro (já esgotado) conduzido chef Óscar Geadas. Rocher de alheira e castanha; enguia, beterraba e cebola; pastel de bacalhau e ervas finas; corvina, maçã e amêndoa; galo, milhos e cabidela; e pudim abade de Priscos com citrinos do Douro são alguns dos pratos do menu, que inclui harmonização vínica.