No Alto Douro Vinhateiro, a histórica Quinta da Pacheca abre as portas à sua vindima
Situada em Cambres, no Alto Douro Vinhateiro, a trissecular Quinta da Pacheca abre a sua vindima a todos, com direito a lagarada tradicional, corte de uva na vinha, petiscos e almoço, além de visita guiada e prova de vinhos.
Corpo do artigo
As primeiras vinhas aqui plantadas têm origens no século XVI, mas o grande salto deu-se dois séculos depois, em 1738, quando a Quinta da Pacheca se tornou numa das primeiras propriedades durienses a engarrafar vinho com marca própria. Dava-se então o início de um percurso que privilegia a identidade local e as castas autóctones. É esta a casa-mãe do Pacheca Group - até há pouco chamado de Grupo Terras e Terroir -, que foi crescendo em tamanho e relevo, gerindo hoje quintas vínicas de norte a sul, no Douro, Bairrada, Dão e Trás-os-Montes.
Disponível até 18 de setembro, a experiência de participar na vindima traz novos motivos para rumar ao Alto Douro Vinhateiro, a mais antiga região demarcada de vinhos em todo o mundo, também esta Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Este ano, há três programas imersivos para arregaçar mangas e ter papel ativo na produção de vinhos da casa, situada entre os vales do Douro, junto à sua margem esquerda, em Cambres, Lamego.
Na Quinta da Pacheca, recentemente eleita Melhor Enoturismo nos Portugal Travel Awards, as boas-vindas fazem-se com o tradicional mata-bicho, composto por um caldo de cebola, sardinhas assadas em fatia de pão de milho com azeite e vinhos da casa, ou água. Os participantes seguem depois para a vinha, com chapéu de palha, lenço, tesoura de corte e balde. Depois da apanha dos cachos, dá-se uma visita guiada pela quinta e uma prova de vinhos, prosseguindo o dia com a ida ao lagar para a pisa das uvas, ao som de concertinas. Há ainda uma t-shirt de oferta no final, alusiva à colheita de 2025. O programa de seis horas fica completo com almoço de vindima, harmonizado com as safras da Pacheca.
Há ainda uma modalidade mais curta, com direito a visita guiada pela vinha, lagares, adega velha e garrafeira, prova de vinhos, almoço e pisa de uva; e uma terceira versão, para quem tem menos tempo, apenas com visita guiada, prova de vinhos e lagarada tradicional.
Com cerca de 75 hectares de vinhas próprias, que dão origem a vinhos DOC Douro e Vinhos do Porto, a Quinta da Pacheca tem outras vertentes para descobrir, como o The Wine House Hotel, alojamento cinco estrelas onde se incluem spa, restaurante e as famosas Wine Barrels, suites de luxo em forma de barris gigantes, de resto vencedoras na categoria de Arquitetura e Paisagem nos Best Of Wine Tourism Awards, em 2020. Passeios de jipe, massagens e tratamentos à base de grainha de uva, e percursos de barco pelo Douro são algumas das atividades que se fazem por estes lados.
Quinta da Pacheca
Rua Relógio do Sol, 261, Cambres, Lamego
Tel.: 254331229
Web: quintadapacheca.com
Preço: experiência de vindima entre 45 (a mais curta) e 150 euros/pax (a mais completa). Inscrição pelo e-mail reservas@quintadapacheca.com.