Mundo

Governo de Trump paga 2500 dólares aos migrantes menores que queiram sair

Não estão detalhadas as consequências para as crianças que declinarem a proposta Foto: Arun Sankar / AFP

O governo de Donald Trump divulgou sexta-feira que pagaria 2500 dólares para cada criança imigrante que regresse voluntariamente ao seu país natal, no que é o incentivo mais recente para a deportação voluntária.

A agência da imigração e fronteiras (ICE, na sigla em Inglês) não informou quantos migrantes estavam recenseados ou quando é que a oferta começa a vigorar, mas a Associated Press obteve uma mensagem de correio eletrónico a especificar que crianças com 14 anos e mais podem receber 2.500 dólares.

Não estão detalhadas as consequências para as crianças que declinarem a proposta.

Em comunicado, a ICE avançou que a oferta iria começar a ser feita aos menores com 17 anos.

O governo também propôs mil dólares aos adultos que queiram sair voluntariamente dos EUA.

Os advogados envolvidos no processo pela parte dos migrantes consideram que o montante de 2.500 dólares pode impedir os menores de tomarem decisões ponderadas.

"Para uma criança, 2.500 dólares pode ser a maior quantidade de dinheiro que ele alguma vez viu na sua vida, e pode ser muito, muito difícil pela ela ponderar os riscos de longo prazo de sair voluntariamente versus tentar ficar nos EUA e seguir o processo judicial que lhe pode permitir ficar legalmente", disse Melissa Adamson, advogada no National Center for Youth Law.

A polícia de fronteiras dos EUA deteve mais de 400 mil menores sem pais desde outubro de 2021.

Uma lei de 2008 impõe a sua comparência perante um juiz de imigração antes de ser repatriado.

JN/Agências