Evasões

Prato do Dia: Puralã, na Covilhã

O restaurante Puralã, na Covilhã. Foto: DR

A Serra da Estrela está aqui ao lado e dá o mote a praticamente tudo o que acontece à mesa.

Dá pelo nome de Puralã o restaurante do hotel com o mesmo nome, na Covilhã. O chef Dany Pereira criou um cardápio de proximidade, tornando a refeição aqui numa experiência a um tempo serrana e de transumância. A Serra da Estrela está aqui ao lado e dá o mote a praticamente tudo o que acontece à mesa. Como etapa inaugural da sua refeição, opte pelo aveludado de cogumelos boletus edulis com crocante de cebola. Liga muito bem com um bom branco da Beira Interior, a zona geográfica em que nos encontramos. Tente pedir um vinho estreme de Fonte Cal e vai não só ficar muito satisfeito, como também vai provar um autêntico tesouro vínico da região. Satisfaz muito bem também com o brilhante carpaccio de camarão e beterraba com geleia de pimento morrone e crumble de parmesão. Inspiração feliz do chef.

Os pratos de peixe são geniais criações de ligação entre terra e mar. Gosto muito do polvo glaceado em cereja do Fundão com milfolhas de batata doce. É irresistível o lombo de bacalhau confitado em azeite com ragú de batata e alho francês, com espuma de camarão. Quase nos leva até ao mar alto. E há um prato de inspiração italiana que junta o melhor de dois mundos. É a tagliatelle de salmão curado com pesto de amêndoa. Delicioso e inspirador. Sou fã do prato vegano de feijocas com seitan, castanhas e couve, francamente saboroso e muito inspirador.

Nos pratos de carne, a inspiração não é menor. É brilhante a presa de porco grelhada com carolo de milho e mousse de cogumelos cantarelos. Trata-se de um dos cortes mais desafiantes do porco, muito bem executada por Dany Pereira. Como contraponto ao frio que faz lá fora, vai saber muito bem o excelente bife do lombo com alecrim. Vem acompanhado de gratin de batata com queijo da Covilhã e cenoura baby assada. Com este prato, vale ouro a companhia de um bom tinto da Beira Interior, que o escanção saberá aconselhar da melhor forma.

As sobremesas são excecionais. Há um soufflé de diospiro cheio de charme e exotismo que encanta qualquer um. O chef criou uma outra sobremesa que é fascinante, verdadeira ligação à terra. É o brulê de queijo Serra da Estrela. Vem com gelado de poejo e crocante de bolacha de cerveja. Complexidade e arrojo de mãos dadas ao serviço do sabor. Uma maravilha. E há mais. Por exemplo a tartelete de avelã com chocolate negro e aromas de laranja. Incrivelmente saboroso e ao mesmo tempo muito saudável. Vale a pena aventurar-se. Assim como vale a pena ficar por uma ou mais noites neste fantástico hotel e continuar a degustação no dia seguinte.

Puralã
Alameda Pêro da Covilhã, Covilhã
Tel. 275 330 400
Das 12h30 às 15h e das 19h30 às 22h. Não encerra.
Preço médio: 30 euros

Fernando Melo