
Checkin Faro
DR
As propostas culinárias do Checkin Faro impressionam pela mundividência e criatividade do nosso herói, o chef Leonel Pereira. É um espaço onde ele demonstra conhecer a fundo a alta cozinha.
Corpo do artigo
O restaurante Checkin Faro é o espaço de criação e trabalho do chef Leonel Pereira. Dotado de enorme criatividade e de um notável arsenal técnico, rumou ao seu amado Algarve, após mostrar ao país o seu talento e trabalho. E por aí o encontramos hoje. No seu Checkin, embarcamos em cada refeição numa aventura segura, passando por algumas glórias suas e descobrindo o seu território de eleição.
A aventura começa logo nas entradas, variadas e muito testadas. A aguachile de camarão da costa com abacate, pepino e ananás impressiona pela mundividência do nosso herói na sua cozinha. Já a cavala assada sobre salada de batata, aipo e maçã com molho de berbigão recentra tudo nas terras mais a sul e é fantástica. Também gosto muito das vieiras lacadas sobre xerém com amêijoas. Frescura a toda a prova e texturas desafiantes. E aconselho vivamente o escalope de foie gras salteado com compota de marmelo e cogumelos shimeji. O chef Leonel conhece a fundo a alta cozinha e nesta proposta há muita ciência culinária a desbravar.
Os pratos de peixe são francamente inspiradores. Destaco o filete de corvina assada com xerém de plâncton, espargos verdes e molho de carabineiro. É a forma de atestar a vanguarda da abordagem do nosso herói. Há um lombo de bacalhau com puré de grão-de-bico e curgetes que nos faz rever tudo o que sabemos sobre o fiel amigo. Gosto muito do risoto negro de lula e limão, é um hino ao produto e ao talento. O bacalhau à Brás do Checkin é prodigioso e faz parte do elenco de clássicos de Leonel Pereira. Assim como a maravilhosa cataplana de peixe sobre cebolada, batatinha nova, camarão e amêijoas. O Algarve no seu melhor.

Os pratos de carne aguçam-nos a gula ao máximo. Vou direto ao incrível peito de pato lacado com gengibre e mel. É servido com um fantástico gratin dauphinois, também chamado gratin de batata entre nós, legumes caramelizados e molho de groselhas. Também gosto muito do carré de borrego assado com alecrim, ratatouille e batata trufada. É toda uma instrução. E o chef faz um leitão cozinhado ao longo de 18 horas, servido com batata gratinada. chucrute, couve roxa e laranja.
Há várias formas de terminar docemente. É muito especial a tarte de limão-galego, cremoso de arroz-doce, merengues de rosas e framboesas. Adoro a mousse de avelã com gelado de caramelo salgado e molho de chocolate. E recomendo o ananás dos Açores em duas texturas, grelhado e quente e frio. Recomendo voltar em breve, mas isso todos sabemos.
Checkin Faro by Leonel Pereira
Rua do Castelo, 7/8, Faro
Tel.: 968 070 776
Web: checkinfaro.pt
Das 19h às 22h, de segunda a sábado
Preço médio: 50 euros
