Evasões

Osteria La Famiglia by Olivier celebra a mesa italiana com pratos de partilha

Na essência do novo Osteria La Famiglia está a mesa italiana de partilha. Foto: DR

Onde desde há um ano funcionava a marisqueira moderna Real Pérola, perto do Largo do Rato, o chef e empreendedor Olivier da Costa abriu o seu décimo conceito - a Osteria La Famiglia. O restaurante, italiano puro e duro, aposta nos clássicos e celebra a mesa convivial.

Uma experiência de refeição mais "calorosa, simples e autêntica" é o que os clientes habituados a frequentar os restaurantes de Olivier da Costa podem encontrar, desde outubro, no número 247 da Rua da Escola Politécnica, perto do Largo do Rato. Onde, desde há um ano, funcionava o "snack-mar" Real Pérola, o empreendedor abriu um restaurante italiano, a Osteria La Famiglia, totalizando assim dez conceitos de restauração.

O novo conceito beneficia das obras de recuperação que foram levadas a cabo para instalar o Real Pérola no interior da antiga Real Fábrica das Sedas, construída em 1741 por iniciativa de Marquês de Pombal, na proximidade de um dos braços do Aqueduto das Águas Livres. Nome que encerra, só por si, uma história, já que ao lado foram plantadas centenas de amoreiras, de cujas folhas os bichos-da-seda se alimentam. No início do século XIX, o espaço definhou.

Alguns prédios do complexo foram vendidos para comércio e habitação, e neste em concreto, fixou-se uma padaria. Depois de amassado, o pão era cozido em fornos industriais em tijolo burro, nas traseiras, que após um período de adormecimento deram lugar a uma das salas que compõem o restaurante. A decoração do projeto inicial, assinada por Camilla Degli Esposti, manteve os estuques dos tetos, as madeiras e os mármores e sofreu discretas afinações.

A Osteria La Famiglia diz inspirar-se na "essência da mesa italiana" para propor um menu com pratos de partilha, capazes de aproximar diferentes gerações. Nas antipasti (entradas) constam, por exemplo, croquetas alla carbonara, carpaccio de salmão e carpaccio de novilho com molho de pesto, limão, pimenta preta e queijo ralado; e ainda polenta crocante. A antipasti para dividir consiste numa burrata com pesto e tomate assado e quatro enchidos à escolha.

Nos primi piatti (pratos principais), destacam-se o clássico spaguetoni alla carbonara (feito com guanciale, gema de ovo e pecorino), a mafaldine a la bolonhese e o trecce al pesto verde, com pesto de manjericão e stracciatella. Há ainda linguine gamberini. Já nos secondi piatti (arrozes e proteínas), chegam à mesa opções como o risotto al limone e gamba rosa e a saltimbocca. Tiramisu, tarta al limone merengada e caramelo salgado com pipocas fecham de forma doce.

A carta de bebidas inclui uma seleção de vinhos italianos escolhidos para acompanhar cada prato, incluindo os clássicos lambrusco, chianti da Toscana, prosecco de Valdobbiadene e outras descobertas da enoteca italiana.

Osteria La Famigilia by Olivier
Rua da Escola Politécnica. 247, Lisboa
Tel.: 927 036 160
De terça a sábado, das 12.30 às 15 horas e das 19h às 24h. Domingo, das 12.30 às 15 horas.
Preço médio: 40 euros

André Rosa