Evasões

Taboadella: cogumelos, vinho e fogo na primeira edição do The Mushroom Edit

Taboadella DR

A 29 de novembro, a adega da Taboadella, no Dão, abre portas para a primeira edição do festival The Mushroom Edit, com apanha de cogumelos, cozinha de fogo e muitos vinhos em prova.

O The Mushroom Edit "é uma celebração da floresta viva do Dão, dos seus cogumelos, vinhos e gastronomia", apresenta a organização. Inspirado na paisagem envolvente e no ciclo da natureza, o festival propõe uma experiência sensorial, que une apanha de cogumelos, cozinha de fogo assinada por chefs premiados, provas de vinho e música. O cenário será a emblemática adega da Taboadella, projetada pelo arquiteto Carlos Castanheira.

O evento tem duas modalidades: a Immersive Experience, que começa com uma caminhada pelo bosque guiada pelos micologistas da Taboadella, revelando os segredos dos cogumelos comestíveis, seguida de um almoço volante na Casa Villae, a primeira propriedade Relais & Châteaux do Dão. A experiência dá também acesso à celebração principal.

A Main Experience, que decorre entre as 17h e as 21h30, terá lugar na adega da Taboadella. Entre o rés -do-chão e o piso superior, os visitantes poderão provar vinhos, participar em provas comentadas, ouvir música (DJ Set) e adquirir vinhos dos produtores presentes. Cada participante receberá um copo de prova.

Tendo o cogumelo como elemento de base, os chefs André Carvalho (Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo), Renato Cunha (Ferrugem) e Diogo Rocha (Mesa de Lemos, uma estrela MICHELIN) irão preparar pratos no fogo, para acompanhar com os vinhos da região.

Os bilhetes para a Main Experience (35 euros) e para a Immersive Experience (45 euros) estão disponíveis na Ticketline e na Taboadella. Os lugares são limitados.

Ana Costa