Evasões

Após o fecho do Alma, chef Henrique Sá Pessoa prepara novo restaurante em nome próprio

O chef Henrique Sá Pessoa prepara agora um novo projeto. Foto: DR

Depois de mais de uma década de portas abertas na Rua Anchieta, no Chiado, o restaurante Alma, premiado com duas estrelas Michelin, encerrou no final de 2025. A abertura do novo restaurante chamado Henrique Sá Pessoa está agora prevista para "a partir de meados de fevereiro", no Páteo Bagatela, nas Amoreiras.

O novo restaurante do chef Michelin Henrique Sá Pessoa, com previsão de abertura em regime de "soft-opening" para "a partir de meados de fevereiro", segundo anunciou em comunicado, vai chama-se Henrique Sá Pessoa e ter morada no Páteo Bagatela, nas Amoreiras. Esta mudança dá-se após o encerramento definitivo do Alma, onde o chef português esteve mais de uma década, no Chiado, e ganhou duas estrelas no famoso Guia Vermelho.

"Encerrar o Alma é fechar um capítulo fundamental da minha vida, após 16 anos de construção, risco e aprendizagem. O Alma foi casa, escola e palco, e nada disto teria sido possível sem as pessoas que me acompanharam ao longo deste percurso", afirma o chef, citado em comunicado. Entre os vários agradecimentos, o cozinheiro destaca a parceria com o Grupo Plateform, de Rui Sanches, "pela confiança e pelo caminho partilhado" em conjunto.

"Agora", diz, "inicia-se um novo caminho, desenhado à minha medida, com total liberdade criativa, maturidade e ambição renovada. A alma permanece, o destino evolui, e a poucas semanas de abrir portas, mal posso esperar por abraçar esta nova etapa", partilha, entusiasmado, no mesmo comunicado. A seu lado, Henrique Sá Pessoa terá uma equipa de 26 pessoas, sendo que 24 delas transitaram diretamente do Alma, o que trará "consistência" ao projeto.

O novo restaurante, situado no Páteo Bagatela, que reúne vários restaurantes e esplanadas no coração do bairro das Amoreiras, terá um espaço "amplo", sem contudo perder "o caráter intimista" e confortável da experiência. A sala principal terá 30 lugares e será complementada por uma sala privada com 12, que, quando não estiver destinada a acolher eventos à porta fechada, poderá acrescentar mais oito lugares à ocupação principal.

Em comunicado, Henrique Sá Pessoa revela ainda que um dos espaços "mais distintivos do restaurante" será uma mesa de dois lugares ao balcão, com vista direta para a ação desenrolada na cozinha. Este balcão terá também uma dimensão formativa e inclusiva, ao permitir que, duas vezes por semana, alunos das escolas de hotelaria tenham acesso a uma experiência de fine dining de excelência "pelo valor simbólico de 75 euros".

André Rosa