
O El Mar é um dos seis restaurantes de chef do Gourmet Experience no sétimo piso do El Corte Inglés.
Foto: DR
Depois de sete anos aberto, o restaurante Poké, do chef Kiko Martins, deu lugar ao El Mar, um novo conceito que se veio juntar aos cinco espaços com menus assinados por Henrique Sá Pessoa e José Avillez. Propostas para todos os gostos, ainda a tempo dos convívios de Natal.
O El Mar, inaugurado no final da primavera, nasceu da paixão do chef Kiko Martins pela cozinha do mundo e da sua ligação ao oceano. Esta "homenagem ao mar português", em que até não faltam elementos decorativos alusivos à faina dos pescadores, é feita de uma fusão de técnicas, ingredientes e "histórias contadas à mesa", seja nos 40 lugares no interior do restaurante - localizado no sétimo piso do El Corte Inglés Lisboa -, seja nos 20 na esplanada aprazível nos dias soalheiros.
No menu, os destaques recaem, por exemplo, nos mexilhões à marinera (com batata-frita), nos tacos de tártaro de salmão com soja e kizami wasabi, e naquele que já se tornou um prato-estrela, os ovos rotos com camarão "bt" e linguiça basca. Nos principais, Kiko Martins sugere uma interpretação pessoal do camarão à brás, e nas sobremesas, entre outras, o El Creme, que consiste num "aveludado cremoso de caramelo", segundo pode ler-se no menu do restaurante.

No sétimo piso do El Corte Inglés, onde se juntam seis restaurantes com assinatura dos chefs Kiko Martins, José Avillez e Henrique Sá Pessoa, as novidades surgem de forma periódica e "resultam sempre na captação de novos clientes ou numa repetição de visitas por parte de clientes já habituais, que gostam da oferta e sentem, por isso, curiosidade em conhecer as novas propostas que os chefs apresentam", refere a diretora de comunicação da superfície comercial, Susana Santos.
Da oferta fazem também parte o Jacaré, apresentado como "carnívoro vegetariano com sabores da América Latina"; o Cascabel (em parceria com o chef Roberto Ruiz), com sabores mexicanos casados com a cultura espanhola; e o Tasca Chic, inspirado nas tascas tradicionais portuguesas, todos com o cunho do chef José Avillez. Já o Balcão, de Henrique Sá Pessoa, "celebra a cozinha portuguesa com toques modernos", segundo o próprio.
Os menus dos seis restaurantes são comuns ao período de almoço e de jantar, sendo que o Gourmet Experience funciona, no sétimo piso, das 12h às 23h de segunda a quinta, das 12h às 00h à sexta e sábado, e das 12h às 22h aos domingos. As cozinhas encerram uma hora antes.

