Desporto

Estatística mostra que resultado da Luz é mais favorável ao Braga

O Sporting de Braga qualificou-se sempre que perdeu por 2-1 a primeira mão de uma competição europeia de futebol no terreno adversário, enquanto o Benfica regista 50% de sucesso após ganhar em casa por esse resultado.

No entanto, o Benfica, que na quinta-feira venceu o Sporting de Braga no Estádio da Luz por 2-1 na primeira mão das meias-finais da Liga Europa, já ultrapassou duas rondas desta edição da segunda prova europeia de clubes nessas circunstâncias.

Nos 1/16 avos de final, os "encarnados" venceram em casa o Estugarda por 2-1 e depois garantiram o apuramento com um segundo triunfo por 2-0 na Alemanha, enquanto na ronda seguinte começaram por ganhar por 2-1 na Luz ao Paris Saint-Germain e "selaram" a qualificação com um empate 1-1 na capital francesa.

Enquanto o Benfica tem quatro apuramentos e outras tantas eliminações nas oito vezes que venceu por 2-1 em casa uma primeira mão de uma eliminatória europeia, os minhotos deram sempre a volta em Braga nas duas vezes que perderam fora o primeiro jogo por esse resultado.

A primeira vez aconteceu na primeira eliminatória da edição de 1997/98 da Taça UEFA, quando o Sporting de Braga ganhou em casa ao Vitesse por 2-0 depois de ter perdido na Holanda por 2-1.

Em 2007/08, já na Liga Europa, que sucedeu à Taça UEFA, os "arsenalistas" perderam por 2-1 na Suécia com o Hammarby, igualmente na primeira eliminatória, mas depois não deixaram dúvidas sobre a qualificação, vencendo por esclarecedores 4-0 na "Pedreira".

Sem contar com os dois casos deste ano, o Benfica foi sempre eliminado da Taça UEFA ou da Liga Europa nas outras duas vezes em que venceu o primeiro jogo em casa por 2-1, ambas nos quartos de final: na Taça UEFA de 1992/93 perdeu o segundo jogo com a Juventus por 3-0 e na Liga Europa da época passada foi goleado por 4-1 pelo Liverpool.

Na antiga Taça dos Campeões Europeus, o Benfica somou uma eliminação e um apuramento nestas condições, sempre na segunda ronda, uma vez que em 1963/64 foi goleado na Alemanha pelo Borussia de Dortmund por 5-0 e em 1971/72 empatou 0-0 na capital búlgara com o CSKA de Sófia.

Em 2007/08 garantiu a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões ao vencer por 1-0 em Copenhaga o jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória, após ter ganho por 2-1 no Estádio da Luz.

Resultados das eliminatórias europeias em que o Sporting de Braga perdeu a primeira mão fora por 2-1:

- Taça UEFA / Liga Europa:

1997/98:

1.ª eliminatória:

Vitesse 2-1 Sporting de Braga

Sporting de Braga 2-1 Vitesse

Sporting de Braga qualificado.

2007/08:

1.ª eliminatória.

Hammarby 2-1 Sporting de Braga

Sporting de Braga 4-0 Hammarby

Sporting de Braga qualificado.

Resultados das eliminatórias europeias em que o Benfica ganhou a primeira mão em casa por 2-1:

- Taça Dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões:

1963/64:

2.ª eliminatória:

Benfica 2-1 Borussia de Dortmund

Borussia de Dortmund 5-0 Benfica

Benfica eliminado.

1971/72:

2.ª eliminatória:

Benfica 2-1 CSKA de Sófia

CSKA de Sófia 0-0 Benfica

Benfica qualificado.

2007/08:

3.ª pré-eliminatória:

Benfica 2-1 Copenhaga

Copenhaga 0-1 Benfica

Benfica qualificado.

- Taça das Taças:

1993/94:

Meias-finais:

Benfica 2-1 Parma

Parma 1-0 Benfica

Benfica eliminado.

- Taça UEFA / Liga Europa:

1992/93:

1/4 de final:

Benfica 2-1 Juventus

Juventus 3-0 Benfica

Benfica eliminado.

2009/10:

1/4 de final:

Benfica 2-1 Liverpool

Liverpool 4-1 Benfica

Benfica eliminado.

2010/11:

1/16 avos de final:

Benfica 2-1 Estugarda

Estugarda 0-2 Benfica

Benfica qualificado.

1/8 de final:

Benfica 2-1 Paris Saint-Germain

Paris Saint-Germain 1-1 Benfica

Benfica qualificado.

Redação