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Tondela e Carregal do Sal vão ficar ligados por um novo troço da Estrada Regional (ER) 230, que era reclamado há quase um século por ambas as autarquias e que chegou a ser anunciada durante o Estado Novo. A apresentação da obra, orçada em 16 milhões de euros, decorrerá hoje, em Carregal do Sal, com o secretário de Estado adjunto das Obras Públicas, Jorge Costa.
As duas sedes de concelho situam-se em margens diferentes do rio Dão e não têm qualquer ligação directa entre elas. Quem viaja entre Tondela e Carregal do Sal tem de utilizar o IP 3 até Santa Comba Dão, onde atravessam o rio, seguindo depois para Norte através do IC12 ou da EN234.
Segundo o Instituto de Estradas, o percurso tem cerca de 30 quilómetros, distância que será reduzida para 11 com o novo troço da ER230, que será prolongado de Tonda até à EN 234 junto a Carregal do Sal. Para isso, será construída uma nova ponte sobre o rio Dão.
O presidente da Câmara de Carregal do Sal, Atílio dos Santos, considera que hoje será um dia histórico, uma vez que a obra foi esquecida com o 25 de Abril de 1974.
Jorge Costa vai, depois, a Penalva do Castelo, onde presidirá à assinatura do contrato para a execução do estudo prévio da variante daquela vila, que representa um investimento de seis milhões de euros. O objectivo do estudo será ligar Casal do Fundo a Quinta da Silva pela variante, que será uma alternativa às actuais EN 329 e 329-1. Para o presidente da autarquia, Leonídio Monteiro, "a variante é um passo fundamental para o desenvolvimento de Penalva do Castelo", porque permitirá um melhor acesso do IP5 à vila e a Sátão, além de desviar o trânsito de pesados da rua principal da vila.