Corpo do artigo
Ocompositor Ludwig van Beethoven (1770-1827) morreu vítima de intoxicação por chumbo, confirmaram cientistas do laboratório nacional norte-americano Argonne, anunciando os resultados da análise de fragmentos cranianos do célebre compositor alemão.
Os fragmentos ósseos, provenientes da parte posterior do crânio - e que exames de ADN determinaram que são do músico -, foram submetidos ao aparelho de raios X mais potente dos Estados Unidos.
Os exames confirmaram análises anteriores feitas nos fios de cabelo de Beethoven, que revelaram uma forte concentração de chumbo no seu organismo, causa provável da sua deteriorada saúde durante grande parte da vida, e razão da sua morte, aos 56 anos, a 26 de Março de 1827.
"Não há nenhuma dúvida, no meu entender, de que Beethoven foi vítima de envenenamento por chumbo", confirmou Bill Walsh, toxicólogo do Pfeiffer Treatment Center em Warrenville (Illinois, norte dos EUA), que chefiou a pesquisa ao lado de Ken Kemmer, do Argonne National Laboratory, do departamento de energia norte-americano.
"A presença de chumbo nos fragmentos ósseos do crânio também indica que o seu envenenamento por chumbo não era recente, mas durou muitos anos", destacou o cientista num comunicado, afastando a hipótese de ser um envenenamento voluntário.
Beethoven começou a sofrer de problemas abdominais por volta dos 20 anos de idade, que se agravaram e duraram toda a vida. O músico consultou vários médicos para tentar encontrar uma cura para os seus persistentes problemas de saúde. "Ele sofria de má digestão, dores abdominais crónicas, irritabilidade e depressão", lembrou Walsh.Mas as diversas curas para a sua doença nunca chegaram a ter sucesso e agonizou com os mesmo sintomas o resto da vida.
Segundo o especialista, não existe nenhuma ligação entre a presença de uma grande quantidade de chumbo no organismo do músico e a surdez que o acometeu desde os 26 anos, ainda que não o tenha impedido de continuar a criar sinfonias.
Os cientistas não puderam, no entanto, explicar a origem desta intoxicação, persistindo o enigma deste lento envenenamento. O facto de o músico ter consumido grandes quantidades de vinho em copos de chumbo, muito utilizados na época, pode ser uma das explicações, especularam os cientistas.
Outra das causas que apontaram como possível foi o facto de que, naquela época, os tratamentos médicos recorrerem com frequência a metais pesados como chumbo e mercúrio - podendo assim o compositor ter morrido envenenado ao tentar curar uma outra doença, a surdez.
Ludwig van Beethoven nasceu em Bona em 16 de Dezembro de 1770, recebeu as suas primeiras lições de música do seu pai Johann; mais tarde estudou com Mozart, Haydn e Salieri. Rapidamente ganhou reputação como pianista. Compôs muitas obras apesar dos seus esboços mostrarem que trabalhava lenta e penosamente . Entre as mais importantes estão Missa Solemnis, Fidelio (a sua única ópera), as nove sinfonias e cinco concertos para piano.